Rolls-Royce revela o seu projeto de microrreator nuclear espacial

Rolls-Royce revela o seu projeto de microrreator nuclear espacial

4 Fevereiro, 2023 0 Por Sandro Sotto

É hora de sonhar de olhos abertos: algumas semanas depois do anúncio da participação da NASA num projeto de microrreator de fissão nuclear espacial, a Rolls-Royce levantou o véu sobre o seu próprio microrreator nuclear espacial, um reator que eventualmente será utilizado para impulsionar naves para viagens muito longas (até o infinito e além?).

No passado dia 27 de janeiro, a Rolls-Royce apresentou assim o primeiro projeto oficial deste microrreator que será desenvolvido em colaboração com a agência espacial britânica UKSA.

A empresa (ainda) não expande os detalhes tecnológicos deste reator, mas especifica, no entanto, que cada amostra de urânio será “encapsulada em múltiplas camadas protetoras que atuam como sistemas de contenção” . Este sistema de contenção permitirá que o reator resista a condições espaciais extremas (incluindo radiação).

Teremos, portanto, de nos contentar com a renderização 3D que vemos acima, e com estas poucas explicações, mas a empresa britânica promete que um primeiro protótipo funcional deverá estar operacional em 2029.

Rolls-Royce revela o seu microrreator nuclear

Refira-se que, se os microrreatores voltarem ao centro das atenções no setor espacial, é também e sobretudo porque a energia que produzem é estável (sem intermitência) e não depende de fatores externos (taxa de insolação para energia solar por exemplo). Os mesmos motivos de fato que levam o IPCC a colocar a energia nuclear no pacote de soluções para enfrentar a crise do aquecimento global…

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.