Canadá inicia investigação em torno do TikTok

Canadá inicia investigação em torno do TikTok

25 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O comissário canadense de privacidade anunciou ontem que iniciou uma investigação sobre o TikTok com o objetivo de estabelecer a sua conformidade com as leis locais. Isso ocorre poucas horas após a Comissão Europeia ter decretada a proibição de instalação da rede social nos smartphones dos seus funcionários.

A investigação vem logo após os processos de ação coletiva já resolvidos nos Estados Unidos e no Canadá, e numerosos relatos da comunicação social. O objetivo é estabelecer se as práticas da organização estão em conformidade com as leis canadenses sobre proteção de informações pessoais. As autoridades querem verificar se o TikTok obteve consentimento válido para a a recolha, uso e divulgação de informações pessoais.

O regulador aponta que muitos utilizadores da rede social estão entre os mais jovens, sinalizando a importância de proteger a privacidade das crianças. A investigação também visa garantir que a empresa cumpra as suas obrigações de transparência.

TikTok pode ter a sua vida complicada no Canadá

A rede social está a ser cada vez mais observada pelos ocidentais devido ao temor de que a China possa aceder aos dados de utilizadores em todo o mundo. De propriedade da gigante chinesa ByteDance, o TikTok está particularmente na mira das autoridades americanas. Uma lei ratificada em janeiro pelo presidente Joe Biden proíbe o uso da plataforma de partilha de vídeos na Câmara dos Deputados e no Senado, bem como nos dispositivos dos servidores públicos.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.