MediaTek prepara chips para smartphone para ligações via satélite

MediaTek prepara chips para smartphone para ligações via satélite

25 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A ligação de rede via satélite é a atual tendência móvel no segmento high-end. A Samsung e a Apple mostraram o caminho que já havia sido aberto pela Huawei, e agora os gigantes dos chips móveis estão aderindo ao mesmo.

Depois da Qualcomm, a MediaTek aproveitou a abertura do MWC 2023 para anunciar o suporte dos seus próximos chips do protocolo de rede não terrestre (NTN) 3GPP, ou seja, a ligação via satélite. Melhor ainda, o 5G New Radio NTN (NR-NTN) também estará disponível em futuros modelos de smartphones equipados com chips da empresa. A ligação de rede via satélite em smartphones e com a velocidade do 5G? Se sonhou com isso, a MediaTek está a realizar.

A Mediatek preparou um longo discurso para elogiar os méritos da tecnologia 3GPP:

“As redes de satélite visam preencher lacunas na cobertura móvel, fornecendo uma forma confiável para os dispositivos se comunicarem em locais remotos. Com smartphones habilitados para satélite, os consumidores podem manter contacto enquanto caminham, conduzem em áreas remotas, num barco ou em outras situações onde tradicionalmente não há conectividade; isso não apenas proporcionará tranquilidade aos utilizadores, mas também permitirá que eles peçam ajuda em situações de emergência. Hoje, a maior oportunidade de mercado para a tecnologia 3GPP NTN está nos smartphones, embora haja uma demanda crescente por conectividade via satélite em aplicações de IoT, como agricultura, silvicultura e logística. A indústria automotiva também será um importante mercado para a tecnologia de comunicações via satélite nos próximos anos.”

Comunicação via Satélite está a chegar aos chips da MediaTek

O primeiro smartphone a integrar o chip “satélite” da MediaTek é o CAT S75 da Bullit (disponível em pré-visualização nos Estados Unidos), seguido no segundo trimestre pelo Motorola Defy 2. A tecnologia de ligação via satélite também estará presente no Motorola Defy Satellite Link, uma caixa Bluetooth que permite aos utilizadores de Android ou iOS ligarem os seus smartphones via satélites usando a plataforma Bullitt Satellite Connect (mensagem bidirecional, partilha de localização e SOS de emergência).

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.