Android: Se utiliza a aplicação CamScanner remove-a já do teu dispositivo

Android: Se utiliza a aplicação CamScanner remove-a já do teu dispositivo

28 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

Para ser rápido e directo, a Google removeu a aplicação CamScanner da Play Store. Trata-se de uma aplicação de scanner que cria documentos PDF a partir de fotos. A CamScanner foi durante muitos anos uma aplicação aparentemente normal e sem intenções maliciosas. Anúncios de monetizarão foram usados ​​e também havia compras no interior da mesma.

Mas em algum momento isso mudou e as versões mais recentes da aplicação foram entregues com uma biblioteca de publicidade com um módulo malicioso, por outras palavras, malware. Por exemplo, uma aplicação que usa esse código malicioso pode mostrar anúncios intrusivos e inscrever utilizadores em serviços de assinatura, pagos.

Os pesquisadores da Kaspersky examinaram uma versão recente da aplicação e encontraram um módulo malicioso. Os resultados foram divulgados à Google, que quase de imediato removeu-a da Google Play.
Parece que os desenvolvedores da aplicação entretanto corrigiram o código malicioso com a actualização mais recente do CamScanner. No entanto, as versões da aplicação são diferentes para dispositivos diferentes e algumas delas ainda podem conter códigos maliciosos.

CamScanner

Isto é um claro sinal de que qualquer aplicação facilmente se transforma numa aplicação maliciosa, mesmo aquelas que estão nas lojas oficiais de aplicações. Uma aplicação com boa reputação e com milhões de instalações e avaliações positivas, caiu nesse grande erro, e provavelmente ficará com feridas de guerra para sempre. Neste caso, o CamScanner, contava com mais de 100 milhões de downloads, que é um numero muito significativo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.