Bluetooth LE Audio anunciado: melhor qualidade de som e menos consumo energético

Bluetooth LE Audio anunciado: melhor qualidade de som e menos consumo energético

7 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

O Bluetooth SIG anunciou o novo padrão LE Audio. As duas letras LE significam Low Energy (baixa energia) e, portanto, essa tecnologia é destinada a dispositivos com pouca autonomia, como fones de ouvido True Wireless, bem como fones de ouvido com pouca autonomia. Até agora, eles geralmente precisavam recorrer ao padrão LE menos eficiente e, possivelmente, adicionar-lhes uma modificação proprietária para fornecer a funcionalidade desejada.

O problema – especialmente para ouvir,  é que o padrão LE não permitia largura de banda suficiente para oferecer qualidade suficiente. E permaneceu por padrão muito limitado em termos de funcionalidade. Esses são dois pontos que o padrão Bluetooth LE Audio pretende alterar. O principal benefício do Bluetooth LE Audio é o codec de compressão LC3 ( Low Complexity Communications Codec ), que fornece áudio de alta qualidade, mesmo quando a largura de banda é limitada.

Bluetooth LE Audio é agora oficial

Um pesquisador do Fraunhofer IIS explica: “Testes de escuta intensivos mostraram que o LC3 traz melhorias na qualidade de áudio em comparação com o codec SBC incluído no Classic Audio, mesmo quando a largura de banda cai para 50%”. O que, segundo o pesquisador, permite aos projectistas de produtos melhorar a autonomia ou reduzir o factor de forma integrando baterias menores.

Mas isso não é tudo: o LE Audio é Multi-Stream. Isso significa que se torna nativamente possível transmitir o sinal de áudio de uma fonte para vários receptores independentes com tudo o que isso implica em termos de controlo. A partilha de áudio é apenas uma das aplicaçoes imaginadas pelos seus designers. O fluxo múltiplo deve, acima de tudo, melhorar, por exemplo, a ligação com o assistente de voz que beneficiará de um canal de comunicação dedicado e facilitar a selecção entre várias fontes de áudio.

“A partilha de áudio torna-se assim nativa, o que significa que qualquer smartphone compatível com o LE Audio poderá transmitir um ou mais fluxos de áudio para uma quantidade ilimitada de dispositivos. Os seus projectistas imaginam aplicações de sistema em locais públicos “com partilha de áudio baseado em localização, locais públicos como aeroportos, bares, ginásios, cinemas e centros de conferências agora podem partilhar fluxos de áudio Bluetooth que melhoram a experiência do utilizador” , Podemos ler no site do Bluetooth SIG.

E um gerente da Bose imagina casos concretos: “por exemplo, as pessoas poderão seleccionar a transmissão de áudio por TVs silenciosas em locais públicos, lugares como cinemas e anfiteatros poderão partilhar o áudio para ajudar os visitantes deficientes auditivos e fornecer áudio em diferentes idiomas”. Porque o quadro de distribuição também deve melhorar a experiência de quem usa aparelhos auditivos.

Televisores, smartphones e tablets poderão usar esse padrão para facilitar a ligação com as próteses e, portanto, tornar-se mais acessíveis a pessoas com perda auditiva sem adquirir equipamentos adicionais. As especificações precisas do padrão Bluetooth LE serão reveladas no primeiro semestre de 2020.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.