Análise Sony WF-1000XM3: Pequenos e poderosos

Análise Sony WF-1000XM3: Pequenos e poderosos

2 Novembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Durante as ultimas duas semanas andei a testar os WF-1000XM3, os mais recentes fones de ouvido True Wireless, da Sony. A nota de maior destaque vai logo para o cancelamento de ruído, e isso só por si já me deixou um pouco entusiasmado, para tentar perceber, até que ponto é que eles são realmente eficientes.

Análise Sony WF-1000XM3

Sony WF-1000XM3

O design dos fones de ouvido WF-1000XM3 é realmente muito interessante. Apesar de bonitos e leves, algo que me deixa mais satisfeito é o facto deles serem realmente discretos. Eles vêm num estojo recarregavel inteligente, com uma tampa em cobre e que mantém os fones muito bem presos graças ao seu sistema com imans. Esse estojo, muito elegante, alem de servir para guardas os fones de ouvido, serve para os recarregar.

Em termos de conforto, o WF-1000XM3 inspira muita confiança. Inteligentemente girando sobre si, protegidos pela estrutura da orelha, eles são extremamente confortáveis em algumas condições, ​​e razoavelmente confortáveis em outras tantas. E quando digo que é razoavelmente confortável em algumas situações, falo especificamente em situações que obriguem o seu utilizador a movimentos mais bruscos. Apesar de contar com uma ampla selecção de tampas para fones de ouvido de espuma e borracha antiderrapante, que são fornecidas na caixa, não consegui encontrar nenhum conjunto que se conseguisse adaptar bem para a prática de exercício físico.

Sony WF-1000XM3

Tal como a maioria dos fones de ouvido de gama alta, os Sony WF-1000XM3 contam com um sensor de proximidade que fornece a detecção corporal, isto para que eles saibam sempre quando estão em uso, e assim poupar a bateria dos mesmos.

Sony WF-1000XM3


Quando os estamos a usar, retiramos um dos fones, e a musica que estamos a ouvir entra imediatamente em pausa. Voltamos a colocar o fone, e a musica retoma.
Temos também um modo de atenção rápida, disponível no Touch do fone direito, permitindo que toquemos no fone de ouvido para ouvir claramente o som ambiente. Infelizmente, não há controle de volume imediato; isso só pode ser realizado através da aplicação do smartphone.

Também não temos suporte para o aptX HD ou a extensão LDAC Bluetooth da Sony. O WF-1000XM3 também usa um processador de áudio de 24 bits.

Mas quando abriu esta análise, provavelmente foi para saber o que achei da qualidade de som. Então fica a saber que o som é simplesmente brilhante. Estes pequenos fones de 6 mm exalam clareza e ritmo, com um som milagrosamente amplo e com detalhes muito bons.

Sony WF-1000XM3

Se o seu estilo de musica preferido é o rock, vai ficar contente em saber que o som das guitarras têm aqui uma grande vantagem, o som das baterias é firme e espectacular. Se o seu estilo de musica for mais para mix de dança, pop ou Reggaeton, o som parece-me ser positivamente interessante. No entanto, e apesar de os graves estarem presentes, não temos aquela sensação de Woow.

Um dos pontos de maior destaque dos Sony WF-1000XM3, é o seu cancelamento de ruido. Não existe melhor teste do que usar os mesmos nos transportes públicos em hora de ponta, e foi isso que decidi fazer. E o resultado, de uma forma muito directa: surpreendente.
A supressão de ruído é óptima. Os fones de ouvido são extremamente bons em eliminar as vibrações próximas, graças aos seus duplos sensores de ruído em cada unidade. Acho praticamente impossível manter uma conversa, com outra pessoa, com o cancelamento de ruído activo.

Já em relação há seu autonomia, ele funciona aproximadamente durante 6 horas, por cada carga, se tiver com o cancelamento de ruído, activo. Se abdicar do mesmo, poderá conseguir 7 horas de autonomia.
O estojo de carregamento possui um modo de carregamento rápido. Liga-se por dez minutos ao carregador, e temos mais 90 minutos de autonomia, que é perfeito se precisar de uma energia extra antes de ir apanhar um transporte.
Em condições normais, o estojo demora cerca de três horas a recarregar, e essa carregamento é feito via porta USB do Tipo C.

Veredicto Final

Apesar de alguns pequenos problemas, acho que a Sony fez um excelente trabalho nos WF-1000XM3. Não são só mais uns fones de ouvido True Wireless, que são bonitos e com um excelente som. O seu cancelamento de ruído funciona muito bem, e é realmente um ponto muito forte deste produto.

A duração da bateria está acima da média, e o seu estojo de carregamento compacto também é muito bom.

No entanto, nem tudo é do melhor. Os seus controlos de volume não são realmente os melhores, ter uma solução semelhante aos PowerBeats Pro, teria sido a cereja no topo do bolo.

Depois existe um ponto, em que dou mesmo uma nota negativa, que é na sua utilização aquando da prática desportiva. Se pensa em adquirir estes fones de ouvido para utilizar quando faz a sua corrida, uma caminhada mais acelerada, ou qualquer outro desporto que o faça suar um pouco mais, mantenha-se afastado dos mesmos. É que provavelmente eles nem foram desenhados a pensar nessa possibilidade.

Mas de uma forma geral, os Sony WF-1000XM3 são provavelmente os melhores fones de ouvido True Wireless que já usei.

Para outras informações, como preços e onde comprar, poderá consultar o site oficial do produto, aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.