BlueKeep: uma falha que afecta quase um milhão de computadores
30 Maio, 2019Em meados de Maio, a Microsoft lançou um hotfix para resolver uma falha perigosa “BlueKeep“, insistindo que os utilizadores e administradores de sistemas o aplicassem o mais rápido possível, quer no Windows XP como no Windows 7.
Se o Windows XP, actualmente não representa uma grande percentagem de equipamentos, com uma quota de mercado de 2,46%, já o Windows 7, ainda está muito presente nos corações e nas unidades de disco rígido: mais de 36% do parque informático global funciona com este sistema operativo.
O medo de uma epidemia bem ao estilo do WannaCry é muito forte – Simon Pope, diretor do Microsoft Security Response Center, explicou que a falha pode ser explorada sem autenticação ou interacção com o utilizador- alguns pesquisadores estão a tentar examinar o perigo potencial de BlueKeep. Segundo Robert Graham , não são menos de 1 milhão de máquinas que podem ser atacadas.
GreyNoise is observing sweeping tests for systems vulnerable to the RDP “BlueKeep” (CVE-2019-0708) vulnerability from several dozen hosts around the Internet. This activity has been observed from exclusively Tor exit nodes and is likely being executed by a single actor. pic.twitter.com/iGwuGuD4Rq
— GreyNoise Intelligence (@GreyNoiseIO) 25 de maio de 2019
Para piorar a situação, a empresa de segurança GreyNoise observou algumas varreduras de rede operado a partir do Tor, que sugerem um censo de computadores expostos. Segundo eles, eles seriam executados por uma mesma pessoa, em vista de um ataque. Por isso, é altamente recomendável actualizar os sistemas operativos Windows XP e Windows 7, já que eles já são considerados SO obsoletos.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.