Nova falha grave no Windows XP e Windows 7 obriga Microsoft a lançar patch de segurança

Nova falha grave no Windows XP e Windows 7 obriga Microsoft a lançar patch de segurança

15 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Há vários anos que já não existe suporte oficial para o Windows XP, mas isso não impede que a Microsoft ofereça excepcionalmente patches para aumentar a segurança do sistema operativo. O bom exemplo disso, foi o patch lançado pela empresa para resolver a falha que era aproveitada pelo ransomware que ficou conhecido como WannaCry, há dois anos.

Agora, uma nova falha grave obriga a Microsoft a tomar novas medidas. A gigante diz que se viu forçada a corrigir uma vulnerabilidade de segurança no Remote Desktop Services, que permite a execução de código remoto. A exploração dessa falha não requer iteração do utilizador, o que é bastante perturbador. "Qualquer software malicioso que explore esta vulnerabilidade pode espalhar-se de um computador vulnerável para outro da mesma forma que o malware WannaCry, que se espalhou pelo mundo em 2017", escreve a Microsoft.

Segundo a Microsoft, a violação de segurança ainda não foi explorada (publicamente) até hoje, o que é bastante reconfortante. É por isso que precisa de actualizar o Windows XP, se é que ainda o usa, para evitar uma má surpresa.

Além do Windows XP, a Microsoft está a implantar esse mesmo hotfix no Windows Server 2003, no Windows Server 2008 R2, no Windows Server 2008 e no Windows 7, que também são afectados pelo mesmo problema. Nenhum patch é necessário no Windows 8 ou no Windows 10, pois essas versões do Windows têm um sistema diferente, e não são afectadas por essa falha.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.