Autoridades não estão confortáveis com a criptografia de ponta a ponta no Facebook Messenger

Autoridades não estão confortáveis com a criptografia de ponta a ponta no Facebook Messenger

23 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelei aqui que a Meta começou a testar a versão “segura” do Facebook Messenger, com criptografia de ponta a ponta. E é um eufemismo dizer que este reforço da confidencialidade na troca de mensagens não agrada as autoridades britânicas.

Priti Patel, o ministro do Interior britânico, chegou a falar disso como uma “traição grotesca” ao se referir às possíveis consequências para as crianças, e instou a Meta a colocar em prática medidas reais para combater crimes relacionados à infância (crime infantil, violência familiar, etc).

Para o ministro, a criptografia de ponta a ponta (‘E2EE) deixará de permitir a comunicação dos conteúdos mais problemáticos trocados. Por outras palavras, Pritti Patel julga que esse tipo de criptografia impedirá que as autoridades policiais espiem um suspeito remotamente (através do seu smartphone) ou tenham acesso a conteúdo contencioso do smartphone. Os argumentos aqui são, portanto, os mesmos apontados pelo FBI, contra os bloqueios de segurança instalados no iPhone.

Autoridades Britânicas contra a criptografia no Messenger

Facebook Messenger

O alerta do ministro é muito claro: a Meta terá que colocar em prática medidas de protecção infantil antes de qualquer implantação de criptografia no Messenger.

Em resposta, a Meta especificou que recusava conteúdo contencioso direccionado a crianças nas suas plataformas (Messenger, Facebook, Instagram), mas que ao mesmo tempo era necessário proteger a confidencialidade das mensagens.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.