Facebook Messenger prepara-se para ser muito mais seguro: Entenda
12 Agosto, 2022 0 Por Joel PintoA Meta, a empresa que controla todo o grupo Facebook, anunciou a criptografia de ponta a ponta activa por padrão no Facebook Messenger. A fase de teste actualmente diz respeito apenas para alguns utilizadores.
Actualmente, o Facebook oferece aos utilizadores do Messenger a possibilidade de ter criptografia de ponta a ponta, mas o utilizador tem de a activar manualmente, e conversa por conversa. Isso faz com que seja trabalhoso. Torná-lo o padrão será um grande passo à frente: adicionar uma camada substancial de segurança a uma plataforma de chat utilizada por mais de um bilião de pessoas em todo o mundo. Também é provável que desencadeie discussões com governos que dizem que esse tipo de criptografia dificulta a sua capacidade de combater o crime.
A criptografia de ponta a ponta significa que o Facebook não pode ver o conteúdo das mensagens dos seus utilizadores, já que apenas os seus participantes as podem ver. Isso torna muito mais difícil para terceiros, como hackers ou entidades governamentais, espiar as conversas. O WhatsApp, que também é de propriedade da Meta, já oferece essa criptografia por padrão.
Além disso, o Facebook implementa o que apresenta como “armazenamento seguro”. Isso permite que os backups do histórico de chat dos utilizadores sejam criptografados na nuvem.
“Estamos a testar o armazenamento seguro para fazer backup dessas mensagens caso perca o seu telefone ou queira restaurar o seu histórico de mensagens num novo dispositivo compatível”, disse a empresa. “Assim como acontece com os chats criptografados de ponta a ponta, o armazenamento seguro significa que não teremos acesso às suas mensagens, a menos que opte por denunciá-las para nós.”
Criptografia vai ser aplicada por padrão no Facebook Messenger
Há também outros recursos que estão a ser testados, incluindo a sincronização de mensagens excluídas entre dispositivos, a capacidade de cancelar o envio de mensagens, bem como a adição de criptografia a mensagens enviadas no Messenger usando os óculos conectados da empresa.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.