Asus e Asrock confirmam a compatibilidade dos novos AMD Ryzen 3000 com as atuais boards AM4
13 Maio, 2019Estamos a pouco menos de 1 mês do lançamento da próxima geração de processadores da série Ryzen 3000 da AMD. Por agora, a grande preocupação dos utilizadores passa pela compatibilidade (ou não) desses novos processadores com as atuais motherboards com o socket AM4. E para esses utilizadores, que têm algumas preocupações, tenho boas noticias, tanto a AsRock como a Asus confirmaram que os novíssimos processadores Zen 2 da AMD serão retrocompatíveis com as atuais motherbards das séries 300 e 400. A confirmação da Asus pode ler aqui.
A Asus afirma que está a preparar uma nova atualização da BIOS para garantir a compatibilidade com versões anteriores dos processadores da série Ryzen 3000 na lista existente de motherboards. A Asrock juntou-se à Asus com um anúncio similar de uma atualização futura da BIOS que garantirá compatibilidade com a atual família de motherboards AM4 da empresa.
Segundo a AsRock, as suas novas versões da BIOS estarão prontas ainda no decorrer deste mês de Maio e estará disponivel para praticamente todas as motherboards AM4 da empresa.
“TAIPEI, Taiwan, 06 de maio de 2019 – atualizações de BIOS ASRock anuncias para AMD X470 / B450 / x370 / B350 e motherboards da série A320 para suportar os novos processadores AMD Ryzen serão brevemente lançados. A mais recente atualização da BIOS estará disponível para download no nosso site ou simplesmente através da ASRock APP Shop.”
Com tudo isso dito, a AMD ainda lhe dará motivos para comprar uma nova motherboards em conjunto com o novo processador brilhante da série Ryzen 3000. E esse motivo é o novo chipset X570 da empresa.
Esse novo chipset será o primeiro a trazer suporte PCIe Gen4 para o mercado, que promete disponibilizar o dobro da largura de banda do atual PCIe Gen3. Isso pode traduzir-se num melhor desempenho de vários GPUs com a tecnologia CrossfireX da empresa de placas gráficas de última geração, como a Navi. Embora a AMD ainda não tenha anunciado que o Navi suportará o PCIe Gen4.
Embora, o fato de a empresa estar a lançar a tecnologia na sua plataforma AM4 de última geração, indica que a Navi poderia muito bem chegar em breve.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.