Android Q tem um Modo Desktop nativo

13 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Como parte da sua iniciativa para os smartphones com ecrã dobrável, a Google também está a trabalhar num modo desktop nativo para o seu sistema operativo Android, que lhe dará suporte para vários ecrãs, incluindo externos.

O modo desktop, tak como o Dex da Samsung, já estão disponíveis há alguns anos e, como é comum, a Google agora planeia disponibilizar esses recurso nativamente no seu sistema operativo móvel.

Andrii Kulian, engenheiro de software da equipe do Windows Framework WindowManager da Google, que trabalha no Multi-Display, discutiu esse recurso detalhadamente numa sessão chamada "Criar aplicações para dispositivos dobráveis, com vários monitores e de ecrã grande".

“Os telefones dobráveis ​​podem ter vários ecrãs, mas o utilizador também pode encontrar vários monitores num carro, em telefones conectados a ecrãs maiores no modo desktop, no SO Chrome e assim por diante”, observa ele.

A Google adicionou suporte para exibir o teclado em ecrãs externos e suporte para launchers de terceiros em ecrãs secundários.

As aplicações precisarão de oferecer suporte a várias instâncias e os desenvolvedores já poderão testar as suas aplicações em ecrãs secundárias ativando o "force mode desktop".

Se possui um Google Pixel, pode experimentar o modo desktop ativando uma exibição simulada nas Opções do desenvolvedor. Em outros dispositivos com suporte para exibição em HDMI, pode exprimentar o modo desktop se tiver um adaptador USB-C para HDMI. No Essential Phone, o novo modo desktop no Android Q será exibido simplesmente conectando-o a um monitor.

Com esse modo a chegar ao sistema operativo Android nativamente, isso provavelmente levará a pelo menos uma maior adoção desse recurso.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.