Milagre: Apple anuncia a chegada do RCS ao iPhone

Milagre: Apple anuncia a chegada do RCS ao iPhone

16 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de anos de luta da Google, e de 1001 desculpas da Apple em não adotar o suporte para as mensagens RCS no iPhone, parece que isso mudará já em 2024. Pelo menos é que está a avançar o pessoal do 9to5Mac.

iPhone prepara-se para ganhar suporte ao RCS

“No final do próximo ano, adicionaremos suporte para RCS Universal Profile, o padrão atualmente publicado pela GSM Association”, disse um porta-voz da Apple ao pessoal do 9to5Mac. “Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS. Isso funcionará junto com o iMessage, que continuará a ser a melhor, e mais segura, experiência de mensagens para utilizadores da Apple.”

O suporte do RCS no iPhone deve permitir suporte para recibos de leitura, indicadores de digitação, imagens e vídeos de alta resolução e muito mais, ao enviar textos entre dispositivos iPhone e Android. A Apple também afirmou que irá permitir que os utilizadores partilhem locais em tópicos de texto.

Ainda não está claro qual será a forma dessas novas mensagens RCS, mas 9to5Mac diz “isto não é a Apple a abrir o iMessage para outras plataformas”. Em vez disso, o RCS substituirá SMS e MMS e “existirá separadamente do iMessage quando disponível”.

A mudança provavelmente surge em resposta à pressão regulatória da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, uma regra que exige que grandes empresas, como a Apple, tornem os seus serviços interoperáveis ​​com outras plataformas. Em setembro, a Comissão Europeia abriu uma investigação sobre o iMessage para determinar se deveria ser considerado um “serviço principal de plataforma”. No entanto, a Apple alegadamente argumentou que o iMessage não é popular o suficiente na Europa para que as regras sejam aplicadas e está a planear entrar com um recurso contra a regulamentação governamental da sua App Store.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.