Anuncio cria instabilidade no Windows 11

Anuncio cria instabilidade no Windows 11

7 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Microsoft está desde o final da semana passada a disponibilizar a versão 22000.176 do Windows 11 no canal Beta, bem como uma versão 22449 no canal Dev. Para empresas inscritas no Programa Windows Insider para Empresas, a compilação 2200.176 está disponível a partir do conjunto usual de ferramentas de entrega, incluindo Windows Update, Windows Server Update Services (WSUS), Azure Marketplace e com o download de imagens ISO.

Mais instável, o build 22449, por sua vez, marca o início dos testes de recursos que não farão parte do Windows 11 assim que ele for lançado, mas chegarão um pouco mais tarde.

No entanto, uma instabilidade no Windows 11, em ambas as versões, fazem com que o menu Iniciar e a barra de tarefas não respondessem, enquanto as Definições e outros elementos do sistema operativo não carregavam.

Para os utilizadores do Windows Insiders afectados por esse bug, a Microsoft ofereceu uma solução alternativa que consiste em abrir o Gestor de Tarefas (através atalho de teclado Ctrl + Alt + Del) e executar uma nova tarefa no menu Focheiro para iniciar o prompt de comando. Cmd.exe (por digitando cmd no campo de entrada).

Foi então necessário inserir um comando reg delete HKCU \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ IrisService / f && shutdown -r -t 0 para realizar uma exclusão no registo, e reiniciar o PC.

instabilidade no Windows 11

Microsoft diz que a instabilidade no Windows 11 é no lado do servidor e não do Windows Update

Sem entrar em detalhes, a Microsoft disse que o problema estava relacionado a uma implantação do lado do servidor que foi enviada para Insiders antes de ser cancelada. Segundo o programador Daniel Aleksandersen, é a implantação de uma mensagem promocional sobre a integração do Microsoft Teams no Windows 11 que está na origem do bug.

Numa publicação no blog, ele aponta para um pequeno ficheiro carregado por IrisService, apontando que Iris faz parte do Windows Spotlight (ou Windows Featured) para exibir o plano de fundo do dia do Bing, dicas, promoções e sugestões no ecrã de bloqueio. E então, neste caso, um anúncio para o Microsoft Teams.

Mais uma vez, questiona-se a relevância do Windows Spotlight… mesmo que o incidente tenha ocorrido dentro da estrutura do programa de teste do Windows Insider.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.