Antivírus num dispositivo Android, sim ou não?

Antivírus num dispositivo Android, sim ou não?

2 Abril, 2023 2 Por Sandro Sotto

Esta é uma velha pergunta que muitas vezes levanta questões um pouco por toda a Internet, mas acima de tudo na redes sociais: Mas afinal faz ou não falta um antivírus num dispositivo Android?

A resposta varia de utilizador para utilizador, e nunca se consegue chegar a um consenso em relação à resposta a essa pergunta. Mas porquê? Bem com este artigo vou dar a minha opinião pessoal sobre este assunto. E atenção que é mesmo uma opinião pessoal, sem seguir qualquer tipo de estudo ou algo do género.

Antivírus

Que não param de surgir ameaças virtuais para smartphones com sistema android, eu não nego, mas essas ameaças são reais? Eu pessoalmente acho que não, acho que são mais propaganda que serve apenas para que empresas possam vender os seus antivírus, que seriam dispensáveis para utilizadores com um pouco de bom senso.

Muitos questionam, se não existe problema então porque raio a Google lança patches de segurança todos os meses. É uma belíssima questão, mas que também merece a minha resposta. Os patches de segurança mensais da Google, visam resolver falhas que o sistema android tem, como tem o iOS e todos os sistemas operativos. Mas essas falhas para serem aproveitadas carecem de 1001 fatores que dificilmente afetam os dispositivos dos utilizadores “normais”… e mesmo que esses conseguissem afetar, o que conseguiriam tirar dele? Umas fotos? umas músicas? Ter acesso a uns emails? Dificilmente alguém mal intencionado teria o trabalho de fazer algo que explorasse esses fatores para obter informações pessoais, pouco relevantes, dos dispositivos.

Esses patches de segurança da Google são feitos especialmente para uma minoria de utilizadores que precisa ter o máximo de segurança, e que não pode correr riscos. E esse nicho certamente que não instala apk’s de qualquer fonte e de qualquer maneira. E aqui falo de altos dirigentes do monopólio mundial, ou organizações governamentais.

Costumo responder muitas vezes a quem me pergunta se vale a pena ou não instalar um Antivírus no Android, também com uma pergunta:

Conheces alguém que alguma vez tenha apanhado um vírus no telefone?

Não vale respostas como: ahh eu tenho um amigo que tem um amigo que apanhou, ou o colega da minha namorada apanhou.

Considero dispensável o Antivírus dos smartphones

Frequento dezenas (ou serão centenas?) de grupos das redes sociais, leio com frequência dezenas de sites da especialidade, e sinceramente nunca vi ninguém mostrar que tinha vírus no smartphone. Brinco muitas vezes com o facto, de que o mais perto que vi alguém se queixar de um vírus, foi de um utilizador com um Moto G… que na verdade tinha o seu equipamento com o famoso toque fantasma, e ele afirmava a pés juntos que tinha vírus no telefone… porque de resto nunca vi ninguém com vírus no telefone.

Android Virus

Por essa razão considero que os Antivírus para Android são na verdade um desperdício de espaço, de bateria, já que geralmente ficam eternamente a correr em segundo plano invocando a proteção em tempo real, e por fim serve para consumir cada vez mais recursos do dispositivo.

Obviamente que com isto não quero dizer que estamos 100% seguros sem antivírus. Diria que se tivermos as devidas precauções, estamos 95% seguros.. porque estamos ligado à internet, é impossível termos 100% de segurança. Existem estes 5% de possibilidade de sermos infetados por algo, mas para isso acontecer teríamos que dar amplas permissões a alguma aplicação maliciosa… que acho muito complicado até para os mais distraídos.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? É contra o que escrevi e acham que o antivírus faz mesmo falta? Deixem a vossa opinião usando o espaço dedicado para os cometário mais abaixo.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.