Android 13 prepara-se para receber um recurso muito aguardado pelos utilizadores

Android 13 prepara-se para receber um recurso muito aguardado pelos utilizadores

26 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O recurso de gravação de ecrã que está integrado no Android tem algumas deficiências, sendo o mais importante que ele não consegue gravar o ecrã apenas ao executar aplicações específicas, em vez de gravar todo o ecrã.

Como o mesmo sistema operativo da Google nos habituou, essa lacuna obviamente pode ser resolvida com a instalação de aplicações de terceiros que existem na Google Play Store. No entanto, segundo parece, a Google está a trabalhar para remediar essa questão, expandindo nativamente o raio de ação da função.

O suporte para o recurso “partilha de ecrã parcial” foi introduzido com o Android 13 QPR1 Beta 1 e implementado graficamente através de uma interface experimental no Android 13 QPR2 Beta 2. Embora provavelmente chegue numa atualização futura, agora podemos entender o seu comportamento após o lançamento. O especialista Mishaal Rahman conseguiu ativar o recurso antes do seu lançamento e partilhou algumas capturas de ecrã que ilustram a interface de utilizador atualizada do gravador de ecrã.

Como pode ver pelas imagens abaixo, a caixa de diálogo da função foi atualizada com a possibilidade de escolher se deseja gravar o ecrã inteiro ou apenas uma única aplicação, além dos já presentes alternâncias para gravar áudio e mostrar os toques no ecrã. O seu funcionamento limitaria o cadastro a uma única aplicação que pode ser selecionado entre as recém-abertas através de um menu pop-up, registando um passo importante para a proteção da privacidade com a exclusão, por exemplo, de dados sensíveis presentes em outras páginas do smartphone durante a partilha.

Captura parcial de ecrã deverá chegar em breve ao Android 13

Precisamente no que diz respeito à partilha, seriam incluídas várias novidades: como se pode verificar na segunda imagem, o cabeçalho do menu indica não só a possibilidade de gravação mas também de partilha da única app escolhida, o que seria atribuível a uma função previamente anunciada pelo mesmo especialista sobre a capacidade de enviar a reprodução de uma aplicação para outro dispositivo. Há especulações de que isso pode estar relacionado ao recurso de streaming da aplicação complementar que a Google anunciou em agosto do ano passado, o que permitiria que o utilizador transmitisse aplicações de mensagens para o seu Chromebook a partir de um dispositivo Android 13 compatível.

O recurso ainda está em desenvolvimento, então a Google pode fazer mais ajustes na interface antes de apresentá-lo oficialmente ao sistema operativo. Quanto ao momento, embora não haja confirmação a esse respeito, é razoável esperar que a captura parcial de ecrã chegue com o Pixel Feature Drop de março de 2023.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.