Rivalidade entre a Apple e a Google transforma-se numa "guerra silenciosa"

Rivalidade entre a Apple e a Google transforma-se numa "guerra silenciosa"

26 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Não será uma surpresa para si se lhe disser que as relações entre a Apple e a Google não são idílicas mas parece que a gigante de Cupertino decidiu enveredar por um caminho que poderá levar a uma verdadeira crise entre estas duas empresas.

Parece que a rivalidade está ainda mais acirrada do que surgiu até agora, tanto que a Apple estará a trabalhar para separar o seu sistema operativo móvel dos recursos oferecidos pela Alphabet, controladora da Google.

Segundo está a ser revelado pelo Financial Times, a rivalidade entre estas duas empresas remonta há duas décadas, quando a Google decidiu comprar o Android e assim entrar no setor dos smartphones. Na época, Steve Jobs considerava o Android "um produto roubado" que imitava o iOS e, desde então, embora a rivalidade não tenha sido particularmente barulhenta, segundo dois ex-engenheiros da Apple, a gigante de Cupertino começou a guardar rancor contra a Google.

Apple quer prescindir dos serviços Google

Segundo um destes ex-engenheiros da Apple, haveria uma espécie de "guerra silenciosa" entre as duas empresas e o objetivo que a gigante de Cupertino se propôs é conseguir desenvolver características especiais que lhe permitissem separar ainda mais os seus produtos dos serviços oferecidos pela Google.

Um dos primeiros resultados desta estratégia foi alcançado em 2012, quando foi lançado o serviço Apple Maps, fazendo com que efetivamente a empresa pudesse retirar o Google Maps do iPhone e iPad.

Este serviço, que começou com vários problemas, tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos e o recente lançamento da funcionalidade Business Connect (que permite às empresas publicitar a sua localização, interagir com os clientes, oferecer descontos e promoções) representa um verdadeiro desafio próprio ao Google Maps.

Mas também há outro campo em que se trava esta guerra silenciosa e a do motor de busca: o gigante de Cupertino estaria de facto a trabalhar no Apple Search, uma solução que deverá ser capaz de garantir aos utilizadores "biliões de pesquisas por dia".

Por fim, haveria também uma terceira frente na batalha da Apple e é aquela que pode ser a mais devastadora para a Google: a gigante de Cupertino, de fato, não escondeu as suas ambições na publicidade online, setor em que a Alphabet realiza mais de 80% das suas receitas.

Ao que tudo indica, a gigante de Cupertino quer construir uma nova rede de publicidade, capaz de remodelar a forma como os anúncios são associados aos utilizadores do iPhone, com o risco de reduzir significativamente a influência (e as receitas) da Google.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.