Análise TP-Link Deco P9: Para que não lhe falte a Internet em casa

Análise TP-Link Deco P9: Para que não lhe falte a Internet em casa

27 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

O Deco P9 é um sistema de rede mesh sem fio 802.11ac, da TP-Link, que pode usar para substituir o seu router, ou simplesmente para operar no modo Acess Point (AP), para estender uma rede sem fio, de um router existente.

Apesar de ainda não contar com suporte ao Wi-Fi 802.11ax, que habitualmente chamamos de Wi-Fi 6, o seu fornecimento de Wi-Fi é bastante modesto, já que conta com o ambicioso 802.11ac que permite velocidades de até 867 Mbits/s na banda de 5GHz.

O que torna o Deco P9 especial é que cada uma das suas estações possui um adaptador de rede powerline integrado, que fornece largura de banda extra para retransmitir o tráfego de um lado para outro. Oficialmente, os componentes powerline usam o padrão HomePlug AV2 e que podem operar a 1.000Mbits/seg, mas, na prática, isso não se verifica. Todos sabemos que as velocidades apresentadas pelas fabricantes têm relação zero com o desempenho no mundo real, e isso não é válido apenas para a TP-LINK, é para todas, já que as velocidades apresentadas, são para quando existem condições perfeitas... algo que não existe no mundo real.

Em termos práticos, este TP-Link Deco P9 é composto por 3 cilindros brancos muito idênticos entre si, e não contam com qualquer tipo de ecrã. Ou seja, contam com um design minimalista para que não fique mal, independentemente de onde os coloca.

Na sua parte traseira, cada um desses cilindros conta com duas portas Gigabit, que na unidade que fica junto ao nosso modem, uma delas será usada para fazer a ligação ao mesmo. É essa ligação que será "distribuída" para todos os cilindros.

A sua configuração é feita de forma muito fácil e rápida, já que tudo é feito através de uma aplicação para smartphone, a TP-Link Deco, que está disponível para Android e iOS. As opções administrativas incluem ligar e desligar a rede de convidados, adicionar clientes específicos à lista negra, reservar endereços IP para dispositivos específicos e configurar o encaminhamento de portas. Infelizmente este dispositivos não contam com suporte para as redes VPN, e as opções de gestão de tráfego não são muito extensas. Mas podemos designar até 16 dispositivos como de alta prioridade, apesar de não podemos definir limites de uso específicos, e nem contam com informações sobre que dispositivo está a usar a largura de banda, em tempo real.

Ainda assim, este Deco P9 tem uma função de controlo parental, que é muito útil para os dias de hoje. Isso permite que bloqueie vários tipos de site, incluindo sites de partilha de ficheiros, jogos e redes sociais, além dos habituais bloqueios de sites para adultos. E os testes realizados demonstram que funcionam muito bem, e sem qualquer falha. Se tem filhos menores em casa, é uma boa funcionalidade que vai querer utilizar. Alem disso também podemos definir limites de tempo online total para os dias de semana, e para os fins de semana, Também poderá definir uma hora a partir do qual o acesso à Internet simplesmente se desliga... outra vez algo muito útil para que os mais novos não fiquem online até muito tarde.

Em termos de desempenho, eles fornecem o que é esperado. Os nossos testes foram realizados numa casa com 3 pisos, em que cada um dos cilindros foram colocadas num piso diferente. Para ser rápido e directo, acabaram as zonas cinzentas sem Internet, já que eles "espalham" a Intetnet todas as áreas, e o sistema mesh funciona muito bem, já que vamos circulando pelos pisos, e os nossos dispositivos (por exemplo smartphone, tablet ou portátil) ligam-se automaticamente ao cilindro mais próximo. Isso permite que possamos tirar o máximo de rendimento da nossa ligação à Internet, sem interrupções, e melhor, mesmo que existem paredes ou qualquer outro obstáculo pelo meio.

Nos três pisos foram ligados dispositivos por cabo aos cilindros, e como deve imaginar, funcionaram perfeitamente, independentemente da distancia ao modem. E este é o grande benefício de utilizar a nossa rede eléctrica. Independentemente de usarmos um ligação com, ou sem fio, o Deco P9 mantém a ligação sólida em toda a casa, mesmo quando temos mais de uma dezenas de dispositivos ligados em simultâneo (TV's, smartphones, consolas e PC's).

Veredicto Final TP-Link Deco P9

Uma rápida pesquisa pela Web e temos este dispositivo com preços a rondar os €110, que é um preço imbatível, que o coloca numa relação de preço e beneficio simplesmente brutal.

TP-Link Deco P9

Num mercado onde cada vez existem dispositivos mesh, a TP-Link disponibiliza algo que realmente cumpre com o que promete, e com um preço muito abaixo do que é cobrado pelos seus principais concorrentes. Apesar deste não ser o melhor dispositivo Mesh que já testei, na verdade é aquele que tem a melhor relação de qualidade e preço.

Se procura reforçar uma ligação que não chega a todos os pontos da sua casa, este Deco P9 é realmente uma excelente opção. Tanto a nível de hardware, como de software, são bons para utilizar num ambiente doméstico. A sua simplicidade de instalação, e de utilização, é outro ponto a ter em conta, já que é tudo muito simples de executar, e "user friendly".

Como tal, a nossa nota para este dispositivo é:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.