Análise TCL 40 NXTPAPER 5G: O segredo está no ecrã

Análise TCL 40 NXTPAPER 5G: O segredo está no ecrã

22 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Anunciado no final do verão do ano passado, o TCL 40 NXTPAPER 5G é o mais recente smartphone que tivemos oportunidade de testar. O mesmo já se encontra em testes à sensivelmente 3 semanas, e agora chegou o momento de disponibilizar a nossa review.

A nota de maior destaque parece ser o seu ecrã, que promete ser totalmente diferente de tudo aquilo que já nos foi proposto até aos dias de hoje, e confesso que estava um pouco cético em relação ao mesmo. E será que me conseguiu surpreender? É isso que vamos tentar perceber na review.

Design e Ecrã

Este TCL 40 NXTPAPER 5G vem com um ecrã NXTPaper de 6,6 polegadas com entalhe em forma de gota de água que abriga o sensor frontal de 8MP. Este ecrã conta com a resolução HD+, com 720 × 1612 pixeis, e com uma proporção ecrã-corpo de 84%. O ecrã conta com um revestimento anti-impressão digital para eliminar manchas. E o brilho pode chegar aos 500 nits, mas não é muito brilhante, mas parece brilhante o suficiente para ser utilizado sob luz solar direta.

Os botões de volume e Power estão posicionados no lado direito e estão colocados bem no meio, o que considero bastante estranho. Mas o botão Power também funciona como sensor de impressão digital, e depois de utilizar o smartphone durante alguns dias, sinto que o posicionamento do botão está no local apropriado.

A bandeja SIM/MicroSD está localizada no lado esquerdo do telefone, próximo à parte superior. Há apenas um pequeno microfone na parte superior, enquanto na parte inferior há o conector de áudio de 3,5 mm, Porta de carregamento USB-C e um altifalante inferior. Já na parte traseira, a textura da sua capa é extremamente confortável de segurar, e é provavelmente a melhor parte deste TCL 40 NXTPaper. Parece aderente e sólido. Temos depois um módulo da câmara no canto superior esquerdo. A saliência retangular da câmara parece simples, mas elegante. A câmara principal de 50MP fica logo no topo e a câmara de profundidade de 2MP fica logo abaixo dela, ao lado do que parece ser um flash LED de dois tons. A terceira câmara é um sensor macro de 2 MP, que pode capturar um objeto a uma distância de até 4 cm.

[quads id=RndAds]

Desempenho e autonomia

O TCL 40 NXTPaper 5G não é um dispositivo básico. Pode parecer no papel, mas definitivamente não parece um nível de entrada depois de utiliza-lo durante duas semanas. O dispositivo está equipado com Android 13, com suporte para uma atualização de sistema operativo (Android 14). Mas este sistema não conta com qualquer interface, exagerada parecendo mais um Android puro. Dito isto, ele usa o TCL UI 5 (YGAT), que é o launcher da própria TCL.

O TCL também incluiu alguns modos de exibição que podem ser ativados nas definições, como Modo de leitura, que fará com que o ecrã seja exibido apenas em preto e branco, como de papel se trata-se. Ele também possui o modo Eye Comfort, que filtra a luz azul e ajusta a temperatura da cor para reduzir o cansaço visual. Ele também pode diminuir o brilho do ecrã com o modo de exibição mais escuro para que não force os olhos ao ler no escuro à noite. E, finalmente, há uma alternância para o modo de exibição de luz solar que aumentará a legibilidade sob luz solar direta.

Tal como já tinha revelado, a principal característica deste TCL 40 NXTPaper 5G é o modo NXTPaper. Temos a opção de deixá-lo como Papel colorido ou Papel para tinta nesta configuração. É exatamente isso que este telefone pretende fazer. Ele pode exibir uma verdadeira experiência semelhante à do papel quando o modo NXTPaper está ativo. Pode fazer isso se pretende fazer alguma leitura. Parece ótimo e também economiza a vida útil da bateria. Existem outros modos para escolher também quando se trata de exibição. Há o Melhoramento de Imagem, o Melhoramento de Vídeo e o Melhoramento de Jogo, que irão aumentar a visibilidade de cada segmento.

Quando se trata de hardware, o TCL 40 NXTPaper 5G é alimentado pelo MediaTek Dimensity 6020. Este chipset é feito para ser executado em smartphones de gama média com facilidade, e isso é aqui comprovado. Sim, ele também suporta conectividade 5G. Ele também vem com 6GB de RAM, que também pode ser aumentado para outros 6GB de RAM com o recurso de expansão de RAM Virtual. Esse recurso tornou-se num padrão para muitos fabricantes de telefones e estou feliz que a TCL tenha adicionado esse recurso ao TCL 40 NXTPaper.

[quads id=RndAds]

Quanto ao armazenamento, o TCL 40 NXTPaper vem com 256GB de armazenamento interno, que ainda podem ser expandidos através de um cartão MicroSD de até 1 TB. A capacidade da bateria de 5000mAh que acompanha este dispositivo é mais que suficiente. Consegui passar quase 2 dias de uso normal, com um pouco de jogo. Graças ao display NXTPaper, ele não consome muita energia, e posso até mesmo pressioná-lo para funcionar durante mais de 48 horas se usá-lo com moderação, apenas no WhatsApp e navegando nas redes sociais. No entanto, a bateria suporta apenas até 15W de carregamento. Portanto, carregar até 100% pode demorar mais que o normal. No meu teste, demorou pouco mais de uma hora e meia para ficar totalmente carregado.

Para jogos, testei o PubG New State, que é um jogo exigente a nível gráfico. A única forma de impulsionar totalmente o TCL 40 NXTPaper é jogar um jogo que exige potência. Para minha surpresa, ele lidou bem com o jogo. Quase não suou ao renderizar todos os gráficos maximizados. Como o ecrã parece papel, todos os movimentos de deslizar e tocar são muito responsivos e suaves. Os meus dedos simplesmente deslizariam facilmente no ecrã, e como resultado, jogar no TCL 40 NXTPaper é muito divertido.

Câmara

Como já havia revelado, este TCL 40 NXTPaper 5G vem com um sensor principal de 50MP, mas irá tirar fotos de 12MP até que alterne o modo High Pixel no menu. Fiquei surpreso ao ver como essa configuração simples pode capturar fotos pontuais de alta qualidade apenas apontando para um assunto e disparando. Outras câmaras de smartphones tendem a ter uma foto desbotada ou talvez um pouco desfocada no que diz respeito ao foco da imagem. Mas isso nunca aconteceu com este TCL 40 NXTPaper. E a aplicação da câmara é provavelmente uma das mais intuitivos que já vi, já que ela vem com muitos recursos e navegar pelo menu é bastante simples.

É semelhante a outras marcas por aí, mas há algo na câmara do TCL 40 NXTPaper que surpreende. Ao abrir a aplicação da câmara, estará no modo Automático, que é a foto padrão, mas pode ativar o recurso AI para melhor processamento de imagem. Pode alternar o zoom apenas tocando ou arrastando o ícone de zoom.

TCL 40 NXTPAPER 5G
[quads id=RndAds]

Em seguida, vem o modo Vídeo, modo One Shot (que é semelhante ao Single Shot da Samsung), Retrato, Pro e Panorama. Tocar no menu de hambúrguer à esquerda irá expandir o menu para mostrar os outros modos, como Stop Motion, AI Color Video, Light Trace, Movie Video, Art Effects, Super Macro, Slo-mo, High Pixel (aumentar para 50MP) e Vlog.

Novamente, como eu disse, a aplicação da câmara é simples, mas repleta de recursos. Mas como ele funciona em testes do mundo real? Em boas condições de luz tira fotos realmente muito interessantes. Com pouca luz, tende a lutar um pouco para revelar alguns detalhes, mas ainda assim apresenta resultados satisfatórios.

Veredito Final TCL 40 NXTPaper 5G

Confesso que este TCL 40 NXTPaper 5G conseguiu surpreender-me pela positiva. Tinha a expectativa muito baixa, e esperava que fosse um dispositivo simples de gama de entrada. Contudo, ele vem com uma infinidade de recursos intuitivos. Gosto muito do ecrã NXTPaper e da sensação que ele nos oferece. Outro ponto que gostei muito foi da textura do seu painel traseiro, que fica tão bem na minha mão.

Se procura algo diferente, consigo recomendar este TCL 40 NXTPaper 5G. Se for como eu vai adorar este ecrã, o seu acabamento, e até muito dos seus recursos. E tendo em conta que facilmente se encontra este equipamento na casa dos 160~170 euros… acho uma sugestão realmente muito interessante. Por esse motivo, a nossa nota para o mesmo é:

Este TCL 40 NXTPaper 5G foi-nos gentilmente disponibilizado pela TCL para que a realização desta review fosse possivel de realizar. Se quiser, pode aceder à página oficial do smartphone aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.