TCL apresenta smartphones com a nova tecnologia NXTPaper
30 Agosto, 2023A TCL anunciou novos smartphones que vão utilizar a tecnologia NXTPaper nos seus ecrãs. Estes são os modelos TCL 40 NXTPaper e TCL 40 NXTPaper 5G. Segundo a fabricante, graças a essa tecnologia os ecrãs dos aparelhos devem parecer papel colorido e, portanto, oferecer uma experiência de leitura muito mais agradável.
A TCL já utiliza esta tecnologia em alguns dos seus portáteis e tablets. A mesma está a ser introduzida pela primeira vez nos smartphones. Uma interface de sistema especial chamada NXTPaper UI também é utilizada. Se desejar, o utilizador também pode mudar para uma exibição monocromática que promete um melhoria muito significativa na sua autonomia.
O primeiro dos equipamentos é o TCL 40 NXTPaper, que possui um ecrã IPS de 6,78 polegadas com a resolução FullHD+ e taxa de atualização de 90Hz. Alem disso, conta com altifalantes estéreo que estão otimizados pela DTS. A câmara selfie possui 32MP, enquanto que o seu sistema de tripla câmara na traseira é composto por um sensor de 50MP (grande angular) que é acompanhado por um sensor ultra grande angular com 5MP e um sensor Macro de 2MP.
No seu interior temos um chip da Mediatek, o Helio G88, que é acompanhado por 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. Já a sua bateria conta com 5010mAh com carregamento rápido de 33W.
O seu leitor de impressão digital está localizado na lateral, e uma porta de 3,5 mm também está presente. Por fim, este smartphone tem lançamento previsto para setembro de 2023 ao preço de 199 euros.
TCL leva a tecnologia NXTPaper para os smartphones
Depois temos o TCL 40 NXTPaper 5G, que é muito semelhante ao modelo anterior, mas aqui com um Dimensity 6020. Alem disso, o seu ecrã aqui conta com “apenas” 6,6 polegadas e a resolução é reduzida para HD+. A RAM também é reduzida para apenas 6 GB e a bateria para 5000 mAh com carregamento de 15W.
Há também uma mudança na câmara, já que a ultra grande angular é substituída por um sensor de profundidade de 2MP. A câmara selfie deve ser reduzida para 8MP. Este modelo chegar em outubro e com um preço ainda mais alta… 249 euros.
Ambas as variantes aparecem com Android 13 e devem receber pelo menos uma atualização para Android 14. A TCL também promete atualizações de segurança durante apenas dois anos, mas sem mencionar a sua frequência.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.