Análise Razer Viper V3 HyperSpeed: Mouse perfeito para Gaming
3 Janeiro, 2024Anunciado no passado mês de setembro, o Razer Viper V3 HyperSpeed é um mouse para jogos que só agora tivemos oportunidade de testar, e como não podia deixar de ser, duas semanas após estarmos a utilizar o mesmo, chegou o momento de dar o nosso veredito sobre o mesmo.
O que vamos conhecer nesta análise?
Design
Assim que tiramos o Viper V3 HyperSpeed notamos que ele conta com um corpo realmente brilhante, e provavelmente o mouse mais brilhante que alguma vez testei. Isso geralmente significa que ele ficará marcado pelas inevitáveis de impressões digitais na sua superfície. No entanto, a Razer conseguiu de alguma forma surpreender ao conseguir manter a sua superfície lisa totalmente livre de dedadas, apesar de ser surpreendentemente aderente.
O Viper V3 HyperSpeed é um mouse com um tamanho significativo, já que ele ocupa toda a palma da mão para que tenha uma pegada de alta precisão. A Razer diz que o design do V3 é particularmente otimizado para quem gosta de apoiar totalmente a mão no mouse, mas funciona muito bem mesmo para quem não tem esse hábito.
Os cliques principais são ligeiramente alargados, mas ainda permanecem simplificados dentro do frame, enquanto a roda do mouse é compacta – parece mais plástica do que borracha, mas ainda é muito responsiva. O V3 também tem um bom comprimento, permitindo esticar os dedos quanto temos a palma da mão totalmente assente sobre o mesmo. No total, ele possui oito botões programáveis se contarmos com a roda do mouse como três cliques.
Para estilizar, o Viper V3 HyperSpeed dá-se muito bem com um corpo simétrico e unicolor e sem iluminação RGB, ou seja, não é tão chamativo como muitos outros mouses para jogos que estão carregados de iluminação LED. Ele omite qualquer tipo de distração no desempenho e deixa o seu hardware falar por si. O único detalhe real é um logótipo preto (sobre preto) na parte traseira do mouse, em que precisamos de olhar com muita atenção para o conseguir ver.
Na parte inferior, o Viper V3 HyperSpeed possui um slot elegante para abrigar uma bateria. A posição do sensor é bastante alta em direção aos dedos. No total, o mouse pesa sensivelmente 82 gramas quando a bateria AA está incluída – o que apenas o qualifica para o status “ultraleve”. Estou habituado a mouses ultraleves, mas, neste caso, descobri que o peso extra deu uma sensação previsível e uniforme aos movimentos das minhas mãos.
Ainda na parte inferior, o Viper V3 HyperSpeed tem um material decente de material 100% PTFE para deslizar sobre diversas superfícies – forma um aro na parte traseira e dois pés na frente. Há também um grande anel em torno do sensor para reduzir o atrito.
Ligação e autonomia
A conectividade do V3 é simples, mas eficaz. Não há Bluetooth, e em vez disso ele depende de um pequeno dongle para uma ligação Wi-Fi de 2,4 GHz de baixa latência. Em 2023, vimos alguns mouses Razer compatíveis com desportos eletrónicos com suporte para HyperPolling de 4.000 Hz. O Viper V3 HyperSpeed junta-se a esse clube, embora o dongle HyperPolling da Razer seja vendido separadamente e custe algumas dezenas de euros na loja online da Razer. Se não quiser comprar um, a taxa de pesquisa padrão de 1000 Hz ainda é extremamente rápida para jogos competitivos.
A autonomia do HyperSpeed é muito respeitável. Tive mais de 3 semanas a utilizar a mesma pilha AA e em momento algum senti que a mesma estivesse a chegar ao fim. A empresa fala em 280 horas em polling de 1000 Hz ou 75 horas em HyperPolling de 4000 Hz, que acredito serem verdade… Estou com mais 130 horas em polling de 1000Hz e continua a funcionar como no dia em que meti a pilha nova.
Desempenho
Quanto utilizei o Viper V3 HyperSpeed pela primeira vez, utilizei o mesmo numa mesa de plástico, onde logo se mostrou excecionalmente rápido naquela superfície. Quando utilizado no meu tapete de neoprene, ele também funcionava como era esperado, a frente larga e a parte traseira alta deram-me controlo preciso sobre os meus movimentos.
O Viper V3 HyperSpeed possui um sensor óptico Razer Focus Pro 30K que é um dos melhores sensores que a Razer tem para oferecer. Possui resolução de primeira linha de 30.000 DPI, velocidade máxima de 750 polegadas por segundo e aceleração máxima de 70 G.
Escusado será dizer que o sensor do HyperSpeed provou ser impressionantemente rápido e preciso nos meus testes. O posicionamento elevado do sensor sob os meus dedos parecia captar movimentos um instante mais rápido do que os ratos com sensores colocados mais atrás.
Os botões do HyperSpeed pareciam suaves e rápidos, e por serem tão suaves, não perde muita velocidade de atuação ao clicar rapidamente – o que tem sido uma das críticas atribuídas aos switchs mecânicos em comparação aos switchs ópticos. Os switches de geração 2 da Razer provaram o seu valor em partidas de e-sports e devem ser uma escolha popular para os jogadores competitivos.
Software
Além de alterar a configuração de DPI, taxa de pesquisa e programação nos seus mouses, existem algumas configurações extras que pode alterar na aplicação Synapse da Razer para personalizar o Viper V3 HyperSpeed exatamente como você gosta. Meu impulsionador de desempenho favorito é o corte assimétrico da Razer.
O grande fator surpreendente aqui é que, além de selecionar a distância de decolagem ideal, também pode escolher a distância de pouso preferida ou o ponto em que deseja que o mouse comece a rastrear novamente ao colocá-lo no chão. Existem 26 distâncias granulares para escolher, o que é muito mais do que vai encontrar nos rivais. Basta dizer que se tem tendência a levantar pesos, essa configuração pode realmente ajuda-lo a salvar o seu jogo.
Veredito Final Razer Viper V3 HyperSpeed
O Razer Viper V3 HyperSpeed apresenta aparência modesta, mas é um verdadeiro rolo compressor de desempenho. O seu manuseio é excelente e o seu sensor óptico Razer Focus 30K é rápido e muito preciso. Ele também suporta HyperPolling 4K para respostas mais rápidas em jogos competitivos.
Por tudo isso, a nossa nota para o mesmo é:
Este Viper V3 HyperSpeed foi-nos gentilmente disponibilizado pela Razer para que a realização desta análise fosse possível. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.