PlayStation 5 Pro: Hack da Insomniac Games fornece informações adicionais
3 Janeiro, 2024Depois da Sony ter lançado a PlayStation 5 Slim, uma consola com um design mais compacto e com o mesmo desempenho da consola que todos conhecemos, a verdade é que a PlayStation 5 Pro continua a alimentar as especulações.
Com o rumor de uma nova plataforma de hardware ainda assinada pela AMD mas que passará para uma gravação mais refinada e evoluiria significativamente a parte gráfica em direção ao RDNA 3, os desempenhos serão sem dúvida um degrau acima em relação ao PS5 /PS5 Slim.
Hack da Insomniac Games deixa cair uma pepita
A invasão de ficheiros da Insomniac Games foi um golpe na preparação do jogo Wolverine ao revelar um certo número de elementos com bastante antecedência (o título não deve ser lançado antes de 2026), mas também dá, por extensão, pistas para certas capacidades de uma futura consola, que por agora vamos chamando de PlayStation 5 Pro.
Um slide sobre as propriedades do jogo chama a atenção especialmente para um ponto: ele fala sobre “AI Upscaling” utilizando aprendizagem de máquina para otimizar a renderização até uma qualidade próxima de 4K, mantendo uma alta taxa de frames.
A verdade é que nem a PlayStation 5, nem a PlayStation 5 Slim, são capazes disso, pois não contam o que é necessário a nível de hardware para tal, e isso também não corresponde a uma referência ao upscaling FSR (FidelityFX Super Resolution) da AMD que utiliza uma técnica diferente do aprendizagem de máquina para gerar esta funcionalidade, ao contrário do DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia.
Upscaling de IA para a PlayStation 5 Pro, um rumor que continua
Resta, portanto, a hipótese de um upscaling de IA possibilitado por uma futura consola de jogos com suporte de hardware específico que Wolverine poderá aproveitar para deslumbrar os jogadores. E ainda mais porque um rumor anterior já mencionava uma capacidade de upscaling de IA a bordo da suposta PS5 Pro com uma técnica que deveria ser desenvolvida diretamente pela Sony.
Recentemente, foi sugerido que a plataforma AMD Viola conta com um NPU XDNA2 capaz de suportar upscaling temporal por machine learning e que seria um dos pontos fortes da consola, ainda esperada para um lançamento durante o segundo semestre deste ano.
FONTE: wccftech
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.