Análise OPPO Reno8 5G: Um smartphone de gama média fotogénico

Análise OPPO Reno8 5G: Um smartphone de gama média fotogénico

14 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Anunciado no passado dia 31 de Agosto de 2022 para o mercado Europeu, o OPPO Reno8 5G é o mais recente smartphone de gama média da empresa, e que já estou a testar o mesmo desde essa data, e agora chegou o momento de dar o meu parecer sobre o mesmo.

Quando pensamos em smartphones de gama média, pensamos em equipamentos equilibrados com os quais a fabricante teve que trabalhar para oferecer um meio termo entre desempenho, características técnicas e preço. Mas há alguns anos, a OPPO tenta oferecer smartphones de gama média com uma relação de qualidade e preço interessante e ainda assim muito capaz na fotografia.

Portanto, não é surpresa que encontremos neste novo OPPO Reno8 um bloco de fotos que oferece sensores co-projetados com a Sony. A OPPO está empenhada em oferecer um smartphone que seja bem sucedido em termos de design, com desempenho fluido e, acima de tudo, com uma poderosa unidade fotográfica.

OPPO Reno8 5G

Uma das coisas que podemos reconhecer na OPPO é a sua capacidade de oferecer sempre um design específico para a gama Reno. Então sim, encontramos alguns pontos em comum, mas gosto desta forma com que a OPPO pensa sobre este assunto, e este Reno8, não mistura detalhes com os equipamentos da série Find, e conta com a sua própria identidade, que é algo de louvável. Se o acabamento mudou de cerâmica para policarbonato (plástico) na parte de trás, o acabamento permanece muito bom por si só, com um acabamento fosco que protege muito contra as impressões digitais.

Temos um bloco de sensores em forma de quadrado e, acima de tudo, o bloco é uma extensão da sua traseira, ou seja, não tem ali uma saliência a separar, onde normalmente tende a acumular lixo. costas. Não é grande coisa em si, mas tira o lado "fogão" de alguns de seus concorrentes. Na frente, obviamente, encontramos o ecrã com um pequeno "furo" para a câmara frontal. O sensor de impressão digital é do tipo óptico e, portanto, está localizado abaixo do ecrã, e que funciona bem.

O seu ecrã tem 6,43 polegadas, e como tal, este OPPO Reno8 não é necessariamente um smartphone XL e é muito agradável de ter na mão. Depois, para ser honesto, esse tamanho permanece agradável no dia a dia e isso permite que a OPPO ofereça um smartphone relativamente leve, já que o Reno8 tem apenas 179g. As margens do ecrã permanecem bastante finas para um smartphone de gama média, exceto mais uma vez no queixo. No dia a dia, continua razoável, mas, na realidade, já testei melhor.

Mas voltando ao seu ecrã, apesar de ter o pequeno furo no canto superior esquerdo, trata-se de um painel AMOLED com a resolução FullHD+ e com uma taxa de refrescamento de 90Hz. É o padrão para os bons equipamentos de gama média, apesar de haverem alguns que já chegam com taxa de refrescamento de 120Hz. Diariamente é muito agradável e fluido e vai sentir imediatamente a diferença, se até hoje utilizava um smartphone com ecrã padrão de 60Hz. E mesmo sob luz solar direta, consegue-se ver tudo o que se passa neste ecrã... Nota 10 para a OPPO.

Do lado do som, a OPPO decidiu equipar este Reno8 com apenas um altifalante mono, e é uma pena, porque alguns concorrentes oferecem altifalantes estéreo nessa faixa de preço. Além disso, essa faixa de preço continua a presentear os utilizadores com a presença de uma porta jack de 3,5mm, que aqui também não existe. Apesar de conter apenas uma coluna, o volume do som é bastante bem contido e não satura. Obviamente, continua a ser apenas um altifalante, e se é suficiente para conteúdo curto, para assistir a um filme ou série, o melhor será fazê-lo com um altifalante externo ou com um par de fones de ouvido.

O OPPO Reno8 sai de fábrica com o Android 12 e com a interface ColorOS 12.1. Não é surpresa por si só, esta interface já está disponível há algum tempo nos smartphones mais recentes da fabricante. Com esta versão 12.1, continuamos a aproximar-nos daquilo que a Oneplus oferece com o OxygenOS. A experiência está próxima do Android Stock e a OPPO continua o seu trabalho para melhorar a sua interface para que não notemos nada de mau na mesma. Já aqui informei algumas vezes que não sou fã desta interface, mas tenho de confirmar que está cada vez melhor. Encontramos rapidamente as nossas marcas e, se ainda houver opções de interface questionáveis, não tivemos muito do que reclamar. A experiência foi tranquila e agradável.

Do lado do desempenho, o OPPO Reno8 está equipado com um chip da Mediatek, o Dimensity1300. É um chip de gama média e para comparação com o que a Qualcomm oferece, estamos no nível de um Snapdragon 778G. Se tivéssemos medo pelos jogos, percebemos que não havia com o que reclamar. No Call of Duty Mobile, defini o nível de detalhe como "Alto". Também não tive problemas com outros jogos como Diablo Immortals, Rocket League Side Swipe ou mesmo Wild Rifts. No geral, fiquei agradavelmente surpresos com o seu desempenho. Claramente não é chip mais rápido do mercado, mas será suficiente para 99% da nossa utilização diário.

E, finalmente, como em todo o novo smartphone, a autonomia é uma preocupação. Este Reno8 conta com uma bateria de 4500mAh, que posso garantir que são suficientes para fornecer um dia completo com muita facilidade, ou até mesmo dois dias de autonomia sem forçar muito. Além disso, a OPPO adicionou o carregamento rápido com fio de 80W, o que é realmente útil.

Quando falta a bateria, é ligar o carregador e dos 15 aos 100% é o tempo que demora a tirar, e beber um cafezinho... nunca mais de 20 minutos.

E como já informei acima, este OPPO Reno8 não vem com um simples bloco fotográfico composto por duas lentes. De fato, além de oferecer sensores co-projetados com a Sony, a OPPO decidiu jogar pelo seguro e utilizou o mesmo sensor principal que equipa o Find X5 Pro, o Sony IMX766, o principal topo de gama da empresa para este ano de 2022. Isso significa que temos uma câmara de ponta num smartphone de gama média, e isso nota-se nas fotos que tiramos.

No entanto, as fotos não são tão boas em termos de colorimetria, como no Find X5 Pro, e muito por causa da falta do MariSilicon X, que ajuda muito no processamento de fotos, mas é claro que o Reno8 sai-se muito bem na fotografia. O único ponto que tenho a apontar, é a falta da estabilização óptica.

Em termos práticos, em condições ideais de luz, o Reno8 oferece fotos nítidas e contrastantes. Mesmo sem o MariSiliconX, as cores são bastante respeitadas no geral. Às vezes, há uma falta de consistência entre o sensor ultra grande angular (Sony IMX709) e o sensor principal (que é grande angular), mas, no geral, não tive reclamações. Em condições de pouca luz, ficamos impressionados com as fotos tiradas com a câmara principal, está ao nível de um smartphone topo de gama. Mesmo com a ultra grande angular, o OPPO Reno8 sai-se muito bem. É um pouco suave demais, mas mantém um certo nível de detalhes, que alguns concorrentes de gama média nem imaginam em lá conseguir chegar.

Do lado da selfie, notei a presença de um sensor RGBW, que possibilita ser mais eficiente no processamento de cores, e principalmente na captura de luz, e redução de ruído.

No lado do vídeo, encontramos acima de tudo a função Night Video, que é sempre eficaz, especialmente num smartphone de gama média. Assim como o Modo Noturno nas fotos, tenho a sensação de ter uma luz adicional para iluminar a cena. No mesmo tipo de truque, o Reno8 oferece mudar automaticamente para HDR quando necessário, não há mais necessidade de pensar nisso e ter de mudar manualmente.

Reno8 5G

Veredito Final OPPO Reno8 5G

Este OPPO Reno8 5G é um smartphone equilibrado e completo. Oferece um bom nível de desempenho geral e responderá à maioria das coisas que de forma muito satisfatória.

O mercado de smartphones de gama média ´é muito concorrido, e este Reno8 não se destaca da concorrência, mas também não fica a dever a nenhum outro equipamento.

Como tal, a nota que forneço a este smartphone é:

Este Reno8 5G foi-nos gentilmente disponibilizado pela OPPO para que fosse possivel realizar esta análise. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.