Análise OPPO Find X5 Pro 5G: Um topo de gama verdadeiramente interessante

Análise OPPO Find X5 Pro 5G: Um topo de gama verdadeiramente interessante

26 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Há sensivelmente duas semanas disponibilizei aqui a nossa análise do OPPO Find X5 5G, um dos mais recentes topos de gama da fabricante Chinesa, e agora chegou o momento de dar o meu parecer sobre o verdadeiro topo de gama da empresa, e estou a falar do OPPO Find X5 Pro 5G.

E tal como já tinha acontecido com a versão não Pro, fique a saber que gostei muito deste Find X5 Pro 5G, um smartphone que certamente encherá as medidas a todos os amantes de smartphones Android, e especialmente aqueles que gostam especialmente de topos de gama.

Em termos de design ele não é muito diferente do modelo que falei há 2 semanas, nem do X3 Pro do ano passado. Ele conta com uma estrutura unibody de cerâmica que cobre toda a parte traseira, incluindo o módulo da câmara. Esse design é único, porque as placas traseiras dos smartphones geralmente têm um recorte através do qual o módulo da câmara sobressai. Ao cobrir o módulo com um pedaço de cerâmica, a OPPO removeu algumas das bordas ásperas do módulo. Ainda há uma pequena saliencia da câmara, mas suaviza no corpo. É um visual um pouco estranho à primeira vista, mas pouco tempo depois de o utilizar, não tem como não amar.

O smartphone é curvilíneo em geral, com o seu ecrã OLED de 6,7 polegadas com taxa de refrescamento de 120Hz, ligeiramente curso nas laterais, que nos fornece uma excelente sensação na mão. O ecrã deste telefone é um painel LTPO 2 com a resolução 2K, com 1440×3216 pixeis.

Confesso que me agradou muito o facto da OPPO ter trazido de volta o mesmo design do X3 Pro é o primeiro sinal de que a marca está a sentir-se confortável com as suas próprias ideias, e eu sou grande fã. As marcas chinesas de equipamentos Android tendem a seguir a tendência de outras grandes marcas, e a OPPO decidiu manter o seu ADN e não estar a fazer grandes reformulações de ano para ano, e a meu ver essa é uma boa estratégia. Outro sinal de que a empresa está 100% confiante das suas capacidades, é o facto deste novo topo de gama contar com menos um sensor traseiro do que o topo de gama do ano passado. Sim, este OPPO Find X5 Pro conta com um sistema de tripla câmara na traseira, mas que ainda assim consegue melhores resultados.

Ter menos câmaras não significa piores fotos, muito longe disso. O Find X5 Pro conta com um novo chip de imagem que foi desenvolvido pela própria OPPO, o MariSilicon X, que permite à empresa controlar todos os pipelines de processamento de imagem de forma que até a grande maioria dos telefones da Samsung, da Huawei e da Xiaomi não conseguem. Ter esse controlo sobre o processamento de hardware, e do software da fotografia, é a grande arma da Apple, e da Google, para os iPhone e para o Pixel. Em teoria, dá às várias partes de um smartphone maior sinergia e conectividade.

No Find X5 Pro, o MariSilicon X melhora principalmente a gravação de vídeo em condições de pouca luz, pois usa a aprendizagem de máquina em tempo real para recuperar informações de imagem que podem ser perdidas devido à falta de iluminação. Nos meus testes, realmente funciona, já que os vídeos gravados com o Find X5 Pro em configurações realmente escuras definitivamente parecem mais brilhantes do que os vídeos gravador por exemplo, com o Galaxy S22 ou que o Xiaomi 11T Pro. Mas durante o dia, quando a iluminação é melhor, os vídeos do Find X5 Pro têm estabilização ligeiramente inferior ao do telefone da Samsung.

Na fotografia, o Find X5 Pro destaca-se em duas das três faixas focais, a ampla (câmara principal) e as fotos ultra-amplas. A OPPO utiliza exactamente o mesmo sensor da Sony para ambas as câmaras, com exactamente o mesmo tamanho e numero de pixeis, para que haja mais consistência entre os dois. Ou seja, em termos práticos temos 2 sensores principais de 50MP, e isso significa que, se eu tirar duas fotos – uma grande angular e outra ultra grande angular, com o Find X5 Pro, e comparar as duas, elas serão notavelmente semelhantes, com consistência de cores e iluminação. E isso é algo que não acontece com os smartphones de outras empresas… e é mais um ponto a favor da OPPO.

Durante o tempo que andei a testar o equipamento, tirei dezenas de fotos, e a grande maioria delas com excelente qualidade, mesmo quando as mesmas são tiradas sem qualquer preparação, tirando o telefone do bolso, apontando e tirando a foto… em segundos. E em termos de qualidade posso afirmar que a câmara do Find X5 Pro acompanha as câmaras de todos os outros topos de gama recentes que testei nos últimos meses (e foram muitos). Muitas vezes, a imagem da OPPO tem cores mais fortes e contraste mais estilístico, mas também pode parecer superprocessada. Se estivermos a avaliar puramente a câmara principal, é uma decisão muito próxima, e não acho que tenha testado qualquer telefone com um sensor principal melhor do que deste equipamento. E isso também se aplica ao sensor ultra grande angular, que tal como já tinha revelado, em termos de qualidade é muito igual ao outro sensor de 50MP… e é aqui que bate a concorrência.

No entanto, o terceiro sensor, a lente zoom, é um pouco decepcionante. O Find X5 Pro possui apenas uma lente de zoom telefoto de 2x, e em 2022 acho que zoom de 2x é muito curto.

Fora das câmaras, o OPPO Find X5 Pro é excelente smartphone topo de gama. O seu ecrã é realmente brilhante, e que pode perfeitamente sem utilizado sem dificuldade sob forte luz solar, e temos altifalantes estéreo. A sua bateria de 5000mAh pode alimentar o telefone durante um dia inteiro com uso intensivo sem qualquer problema. E mesmo que a bateria comece a chegar ao fim, ele pode ser carregado a uma velocidade alucinante, 80W. Para ter uma noção, o Find X5 Pro pode carregar a bateria dos 0 a 100% em apenas 27 minutos. Por exemplo, eu nunca carreguei este smartphone durante a noite. Todos os dias quando acordei, coloquei o telefone à carga, fui-me despachar (banho e vestir) e quando cheguei ao smartphone, ele estava sempre a 100%. E melhor, o carregador adequado vem na caixa, algo que já não começa a ser muito habitual nos topos de gama.

Em termos de desempenho, esse é um assunto que quase nem merece que se fale nele, já que provavelmente é o telefone mais potente que alguma vez utilizei. Ele conta com o mais poderoso chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 GEN 1, e no modelo que testei, conta com 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento interno UFS3.1, mas sem suporte a cartões MicroSD.

Ele pode correr todas as aplicações (ou jogos) que encontrar para Android, e executa-las com as especificações máximas que ele não fraquejará. E como é habito, deixo aqui o teste no Antutu para que sirva de referencia:

E não posso acabar esta análise sem falar do software. Como deve imaginar ele sai de fábrica com o Android 12, que aqui conta com a Interface da própria OPPO, a Color OS 12.1. Não sou grande fã da mesma, mas a OPPO tem feito um grande trabalho com o sistema operativo Android, já que tudo funciona muito bem e de forma muito fluida. No entanto, não posso deixar de criticar a escolha da empresa em lançar um excelente equipamento com este, com algum bloatware. É dispensável enviar um bom telefone com aplicações pré-instaladas como a aplicação da Amazon, do Aliexpress, do Booking, Linkdln e muitas outras. É verdade que podem ser facilmente desinstaladas, mas isso não significa que a OPPO não as esteja a fornecer.

No momento em que esta análise está a ser escrita, ele conta com os patch de segurança Android referentes ao mês de Fevereiro de 2022, que é excelente.

Veredicto Final OPPO Find X5 Pro 5G

No geral, este OPPO Find X5 Pro é um telefone poderoso que pode enfrentar os melhores smartphones actualmente no mercado, seja ela de que marca for. Excelente ecrã, excelente fotografia, design único e inovador, e um sistema operativo que não compromete. Em termos de desempenho é um telefone topo de gama, e por isso não tem mesmo nada que possa correr mal.

Simplificando: O OPPO Find X5 Pro 5G é um telefone simples, genuíno e poderoso.

Como tal, a minha nota para este equipamento não podia ser outra, que não a mais alta que podemos dar:

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.