Análise OPPO Find X5 5G: Bom, bonito, mas não é barato
11 Março, 2022No passado dia 24 de Fevereiro a OPPO anunciou ao mundo a sua mais recente série Find X5 que é composta por 3 smartphones, aquele que dá nome à série, um modelo Pro e um modelo Lite. Há algumas semanas recebemos o modelo “regular”, o OPPO Find X5, e hoje chegou o momento de disponibilizarmos a análise do mesmo.
E como ter percebido pelos nomes dos telefones desta série, o OPPO Find X5 não é o mais potente dos 3 equipamentos, já que esse é o modelo Pro, mas ainda assim, estamos perante um belo topo de gama, que certamente não desanimará ninguém. E ainda antes de falar detalhadamente do telefone, fique a saber que adorei utilizar o mesmo.
O Oppo Find X5 conta com um design diferenciador, já que ele conta com uma “ilha” com uma forma lúdica na qual as câmaras afundam completamente. Um design único que certamente podemos apreciar, e que permite que não sujemos os sensores de com o dedo indicador. A parte traseira brilhante do OPPO Find X5 tem um toque muito suave e muito agradável de ter na mão. A sua qualidade de construção é excelente.
E uma vez que estamos perante um topo de gama, poderíamos esperar que ele tivesse o melhor hardware que o mercado tem para oferecer, mas infelizmente não é bem assim. No interior do OPPO Find X5 temos um Qualcomm Snapdragon 888, que é o chip topo de gama de 2021, que é acompanhado por 8GB de RAM LPDDR 5 e 256GB de armazenamento interno UFS 3.1. Actualmente já existe o Qualcomm Snapdragon 8 GEN 1, que é ligeiramente superior ao Snapdragon 888, mas não se deixe enganar, já que tudo é executado de forma muito rápida, e sem qualquer engasgo. Em termos práticos duvido que os utilizadores consigam notar a diferença de desempenho entre esses 2 processadores.
Significa que pode jogar qualquer jogo, por mais pesado que seja, executar qualquer aplicação, que nunca terá qualquer problema, ou falta de desempenho. Não conheço qualquer aplicação Android que possa fazer com que este smartphone vacile em termos de desempenho. O único local onde poderá ver a diferença de desempenho, é nos testes de benchmark, mas esses em nada reflectem aquilo que se passa na vida real. e já que estamos a falar de testes de benchmark, aqui fica a pontuação do Antutu, que prova que estamos perante um dos mais rápidos smartphones Android, actualmente no mercado:
À primeira vista, este OPPO Find X5 aparenta ter o mesmo ecrã que está presente no OPPO Find X3 Pro mas são ligeiramente diferentes. Aqui temos um painel OLED LTPS de 6,55 polegadas com bordas levemente curvas e resolução FullHD+. Esta resolução FullHD, que para mim é a ideal, mas é mais baixa do que a do modelo Pro, permite economizar a bateria e, mais uma vez, não deverá notar grandes diferenças para um ecrã QuadHD+.
No entanto, a OPPO definitivamente melhorou o ecrã do seu topo de gama, apesar de contar com um furo para a câmara selfie de 32 megapixeis, que é o sensor Sony IMX615. Este seu ecrã é protegido pelo Corning Gorilla Galass Victus e conta com uma taxa de refrescamento dinâmica. O painel escolhe automaticamente uma velocidade entre 1 e 120Hz, dependendo do que está a fazer. Isso é benéfico para a bateria apesar de termos sempre de uma exibição suave. Também temos a opção para forçar o ecrã a usar os 60Hz fixos, mas não vejo uma boa razão para o fazer.
A OPPO adicionou várias opções extras de ecrã nos menus, como ‘Afiador de imagem’ e ‘Melhorador de cores’. Tentei muda-los ao longo dos dias, mas vou ser sincero, não me pareceu fazer uma grande diferença entre eles. Há também um ‘Modo de vídeo HDR claro’ que fornece imagens mais brilhantes ao visualizar conteúdo HDR. Aqui realmente consegui visualizar o brilho aumentar ligeiramente, mas ainda é bastante subtil. E falando em brilho, fique a saber que podemos usar este equipamento sem qualquer problema sob luz solar directa. Em conclusão, podemos dizer que o OPPO Find X5 conta com um excelente ecrã, não é o melhor que já experimentei, mas garantidamente fica logo abaixo desse.
O OPPO Find X5 Pro possui três câmaras na parte traseira. A câmara principal e a lente grande angular têm resolução de 50MP, e ambas com o sensor Sony IMX766. O que é especial é que neste caso temos 2 sensores principais, algo pouco frequente, já que muitas vezes, as fabricantes usam um sensor menor para a lente ultra grande angular. Já o terceiro sensor é um sensor telefoto de 13MP com zoom de 2x sem perda de qualidade. Isso é muito magro, já que muitos outros smartphones neste segmento de preço permitem que tenha uma imagem muito mais próxima.
As câmaras do OPPO Find X5 foram desenvolvidas em colaboração com a Hasselblad. O chip proprietário MariSilcon X também permite que tenhamos melhores fotos, e vídeos, nocturnos.
Pode parecer estranho, mas se fotografar em ambientes fechados, ou com o tempo nublado, o OPPO Find X5 não o vai decepcionar. Com os 2 sensores de 50MP, as cores, os nível de detalhe e o contraste são excelentes nesses cenários. As suas fotos ficam com uma aparência agradável e natural. No entanto, quando o sol brilha, vemos uma imagem diferente, já que muitas fotos tendem a ficar ligeiramente superexpostas e às vezes as coisas ficam lá muito bem com as cores. Elas ficam muito saturados, de modo que os seus registos ficam ligeiramente planos. E habitualmente acontece precisamente o oposto, o que significa que a OPPO fez um grande trabalho quando as fotos são tiradas em condições de pouca luz, e desprezou um pouco o que parece ser banal. Felizmente isto pode ser corrigido por software, já que de hardware ele conta com o melhor que o mercado tem para oferecer.
Já com o sensor telefoto, confesso que não é muito empolgante. O zoom de 2x não me surpreendeu, apesar de ser melhor que nada, mas este smartphone merecia um pouco melhor. Em termos de qualidade, esta câmara também é um pouco menos boa que as outras duas lentes. Isso por si só não significa que ela seja má, mas não fornece uma nova perspectiva empolgante devido ao alcance limitado. É por isso que muitas vezes ignoramos inconscientemente durante os testes.
Felizmente, e tal como já tinha referido, no escuro o OPPO Find X5 tem um desempenho excelente. Na verdade, é um dos melhores smartphones que já testei nestas condições. As fotos tiradas com as 2 lentes principais têm exposições quase perfeitas. As cores também parecem muito naturais. Alem disso, não precisamos de muito tempo para tirar as fotos. Habitualmente precisamos de manter os smartphones parados durante cerca de cinco segundos no escuro, mas com este smartphone, geralmente não precisamos mais do que dois segundos.
Em termos de software, este OPPO Find X5 sai de fábrica com o Android 12 e por cima tem a interface da OPPO, a ColorOS 12. Não sou grande fã desta interface, mas ela conta com uma grande quantidade de opções extra, que podem ser úteis para os utilizadores. As opções de personalização também são mais do que muitas, apesar disso ser algo onde eu geralmente não gosto de perder tempo.
E tal como muitas outras fabricantes, a OPPO melhorou recentemente a sua política de actualizações. Assim, vai ficar contente em saber que este OPPO Find X5 irá receber três grandes actualizações do sistema operativo, ou seja, futuramente será actualizado para o Android 13, 14 e até o 15. Além disso, tem direito a quatro anos de patches de segurança. Resumidamente, os software deste OPPO Find X5 não compromete, a sua interface é fluida. No entanto há dois pontos que gostava de chamar a atenção: 1º estamos quase a meio de Março e o smartphone ainda está com os patch de segurança referentes a Janeiro. O 2º ponto é o facto da OPPO ter decidido colocar bloatware neste smartphone. Era completamente dispensável mandar o smartphone com muitas aplicações que os utilizadores se precisarem descarregam. Ele vem com Facebook, TikTok, AliExpress, Linkedln, Booking e muitas outras instaladas… e era completamente escusado.
Não posso terminar esta análise sem falar da sua bateria, que neste caso é de 4800mAh, e mais uma vez, não tenho com que reclamar da mesma. Em média, o smartphone durou cerca de 1,5 dias com um tempo de ecrã entre 6 e 7 horas. Mesmo os utilizadores mais exigentes raramente precisam de utilizar o seu carregador antes do final do dia. E se for preciso, temos o carregamento rápido com fio de 80W e o carregamento sem fio de 30W. Com fio, com 15% de bateria, não demorou mais de 33 minutos para chegar aos 100%, com fio foi preciso pouco mais do que 65 minutos. Este equipamento também conta com o carregamento reverso, mas não tive possibilidade de o testar.
Veredicto final OPPO Find X5 5G
Este OPPO Find X5 5G é um excelente smartphone. Um design muito agradável, um ecrã excelente, um bom processador e um bom sector fotográfico fazem dele um bom telefone. Juntar a isso, uma boa gestão de energia que lhe confere uma boa autonomia, faz dele um excelente equipamento.
No entanto, é muito difícil avaliar o equipamento sem olhar para o seu preço, é que ele foi anunciado para o mercado nacional por 999 euros, que o coloca numa faixa de preço muito alta, onde existem alguns outros equipamentos com argumentos mais válidos.
Olhando para o equipamento em si, estamos perante um excelente smartphone, e por isso dou-lhe a nossa segunda nota mais alta:
A titulo de curiosidade, o equipamento está em campanha de pré-venda até ao próximo dia 20 de Março, quem o comprar até lá, vai receber de forma totalmente gratuita o OPPO Enco X + OPPO Watch Free + capa Kevlar.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.