Análise OPPO Find X3 Pro: Simplesmente brilhante

Análise OPPO Find X3 Pro: Simplesmente brilhante

24 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Ainda não é uma marca muito conhecido no mercado nacional, e a verdade é que muitos utilizadores dizem que nunca ouviram falar na marca. Mas a OPPO é uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones, e já está a operar oficialmente em Portugal há alguns meses. Recentemente, a marca anunciou alguns novos dispositivos, em que o principal, o seu topo de gama, o OPPO Find X3 Pro, é um smartphone que temos testado ao longo das ultimas semanas, e que hoje deixamos aqui a nossa análise.

Design e Ecrã

Este pode ser um comentário divisivo, mas acho o design deste Oppo Find X3 Pro simplesmente lindo. O dispositivo tem uma traseira em vidro cerâmico, e a frente é totalmente protegida pela Corning Gorilla Glass 5. A sua saliência na traseira é muito ténue e curva, o que torna o seu design muito mais elegante, e evita que existam pontos onde a poeira fica acomodada. Ele conta com uma moldura em alumínio com acabamento de alto brilho e que não "fixa" as impressões digitais, que é sempre algo de louvar.

OPPO Find X3 Pro

Já o ecrã é um dos pontos fortes deste OPPO Find X3 Pro. Esse ecrã é composto por um painel AMOLED de 6,7 polegadas, que oferece uma definição de imagem QuadHD+ (1440p) e uma taxa de refrescamento dinâmica de 120Hz. Esta última ajusta-se automaticamente segundo as necessidades no imediato, para preservar a sua autonomia. Resolução e fluidez do ecrã que garantem uma experiência de visualização premium. O painel também possui uma taxa de amostragem ao toque de 240Hz, garantindo uma boa resposta das funções de toque.

O ecrã do smartphone incorpora as melhores tecnologias disponíveis actualmente no mercado, como o HDR10 + para melhor contraste e cores mais vivas. Também é compatível com 10 bits e pode, portanto, exibir até 1 bilião de cores.

Mesmo em condições de luz solar directa, este ecrã não o vai deixar mal, e a prova disso, é que os especialistas da DisplayMate deram a este ecrã a classificação mais alta possível: A+.

Este mesmo ecrã conta com um leitor de impressão digital embutido. Outras notas de destaque, é que este equipamento conta com a certificação IP68, que lhe garante resistência a água e à poeira.

Desempenho e software

Tratando-se de um topo de gama, ele tinha de vir com o melhor processador do mercado, que actualmente é o Qualcomm Snapdragon 888, que é gravado no processo de 5nm. Este é simplesmente o melhor chip disponível no mercado de smartphones Android, e oferece excelente desempenho em todas as situações. O seu GPU é poderoso pode executar qualquer jogo ou aplicação, e nada o fará vacilar. Esse processador é acompanhado por 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que infelizmente não podem ser expandidos. Sim, tem mais memória RAM do que a maioria dos computadores que estão actualmente no mercado.

Resumindo: Este smartphone tem um desempenho semelhante a todos os outros topos de gama do mercado. É um verdadeiro cavalo de corrida, e não lhe vai desapontar onde quer que seja. E a prova disso, é o seu teste no Antutu:

Já o software, ele vem com uma interface própria, o ColorOS 11.2, que é baseada no Android 11, que como deve imaginar oferece uma experiência suave e agradável para o utilizador. No momento em que este artigo está a ser escrito, ele contava com o patch de segurança referente ao passado mês de Março de 2021, que a meu ver, é algo bom.

Apesar de eu não ser grande fã desta interface, tenho de admitir que o ColorOS tem um design bastante calmante - as cores são em negrito, as janelas e os ícones das aplicações são arredondados e a fonte é sans serif - goste ou não disso é apenas uma questão de preferência. Mas o ColorOS também tem um grande quantidade de opções de personalização, então pode realmente personalizar o telefone a seu gosto.

Uma coisa é certa, o Find X3 Pro é rápido de navegar e usar, e pode alternar entre menus, e entrar e sair de aplicações, sem grande dificuldade e/ou demora.

Autonomia e áudio

Se há algo onde este telefone é muito bom, é nas questões da bateria. Ele conta com uma bateria de 4500 mAh, que para ser mais exacto, são duas baterias de 2250mAh cada. Isso permite que a tecnologia Super VOOC 2.0 Flash possa carregar o telefone com fio a uma velocidade de 65W, enquanto o AirVOOC Wireless Flash permite um carregamento sem fio particularmente rápido de até 30W. Alem disso, ele tem suporte para o carregamento reverso para carregar outros dispositivos.

Em termos de uso, com uma utilização intenso consegui ter um dia inteiro de autonomia, e em alguns dias consegui 1 dia e meio. E quando a bateria esta em falta, o seu carregamento não complica, dos 10 aos 100%, o carregamento em feito em 32 minutos... sim, não me enganei, são apenas necessários 32 minutos para carregar dos 10 aos 100% da bateria (com fio). Já sem fio, é preciso pouco menos de 55 minutos. Isso significa que nunca terá de carregar o telefone durante a noite. Enquanto toma duche, toma o pequeno almoço, ou até mesmo enquanto se despacha para sair para o trabalho e/ou escola, são suficientes para carregar totalmente a bateria... maravilhoso.

OPPO Find X3 Pro

Em termos de som, o Oppo Find X3 Pro conta com dois altifalantes que oferecem uma saída de som decente, mas falta faixa dinâmica quando se trata de médios em particular, o que resulta em falta de potência no som. A saída de som através da porta USB, ou Bluetooth é melhor. O último suporta uma ampla gama de codecs (SBC, AAC, aptX, aptX HD, aptX Adaptive, aptX TWS + e LDAC), mas não suporta o LC3.

Câmaras

Na parte de tráseira do telefone temos um sistema composto por quatro sensores, incluindo um sensor principal de 50MP, um sensor ultra grande angular com 50MP, uma teleobjetiva 2x de 13MP e uma “microlente” de 3MP, que é uma lente macro ampliada um pouco como um microscópio.

Os dois sensores de 50MP são exactamente os mesmos, o que é incomum, mas significa que obtém imagens muito semelhantes tiradas por ambas as câmaras, apenas com um campo de visão diferente. Com boa iluminação, as imagens são nítidas, bem balanceadas em termos de cores, e com boa faixa dinâmica. O desempenho com pouca luz também é bom, já a captura de vídeo acompanha a qualidade fotográfica, ou seja muito boa, com "modos de filme" interessantes, incluindo até 8K a 30 frames por segundo, HDR e captura de log se realmente quiser tentar filmar um pouco mais. Todas esses pequenos detalhes são coisas que deve esperar de uma boa câmara principal, mas são muito menos comuns numa câmara ultra grande angular.

O sensor telefoto oferece zoom óptico de 2x ou híbrido de 5x. Quando usado com boa luz, pode tirar boas fotos em 2x e com muitos detalhes. O zoom 5x híbrido é decente, mas é claramente expandido digitalmente quando comparado com concorrentes com câmaras com zoom óptico 5x, real. A OPPO frequentemente muda para um zoom digital na câmara principal em vez de usar a câmara ótica 2x, fazendo com que o visor se vá adaptando conforme ele troca as câmaras.

Já o sensor macro é surpreendentemente divertido, permitindo que tire fotos com muitos detalhes, como as fibras individuais de um tecido que não pode, nem consegue, ver a olho nu. Para isso, temos que colocar o telefone praticamente apoiado em cima do assunto, mas com um pouco de paciência pode produzir algumas imagens interessantes, quase microscópicas. Não é algo que eu usaria muito, mas é realmente divertido para usar de vez em quando, e para mostrar aos amigos.

Já na frente, temos um sensor de 32MP que pode produzir algumas boas fotos, altamente detalhadas, e que lida admiravelmente bem em fracas condições de iluminação.

No geral, a câmara no Find X3 Pro é muito boa, mas a falta-lhe uma câmara com zoom realmente bom, para ser um dos melhores neste sector, já que os seus concorrentes, com equipamentos com preços semelhantes, oferecem zooms significativamente melhores de até 10x óptico.

Veredicto Final OPPO Find X3 Pro

De forma simples e directa: Adorei este smartphone, e ter de o deixar de usar vai ser a maior dificuldade. Trata-se de um smartphone realmente agradável e de alto desempenho, mas que ainda considero um pouco caro se tivermos em consideração aquilo que ele tem para oferecer (cerca de €1200 no momento em que este artigo está a ser escrito).

OPPO Find X3 Pro

O seu ecrã é excelente, a construção é muito boa, tem o processador mais poderoso que pode ter num telefone Android, bateria de longa duração e carregamento incrivelmente rápido. A câmara também é boa, apesar de lhe faltar um sensor com zoom realmente bom.

Como tal, a nossa nota para este equipamento é:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.