Análise Huawei Matebook X Pro: Que mais é preciso?
11 Abril, 2021Conforme podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é destinado à nossa análise ao Huawei Matebook X Pro, o modelo que foi lançado no ano passado, e que chegou com a promessa de satisfazer as necessidades da grande maioria dos utilizadores.
Num momento em que cada vez mais pessoas precisam de um laptop, quer para o teletrabalho, como para a telescola, será que este Matebook X Pro é o adequado? É isso que vamos tentar decifrar.
Design e ecrã
Esta versão do MateBook encaixa-se perfeitamente em tudo o que precisa, tanto para uso escolar, profissional, ou simplesmente para entretenimento. Ele vem numa cor prata realmente muito bonita e com apenas 1,33kg, que é algo muito bom para um portátil com ecrã de 13,9 polegadas, que tem o seu chassi totalmente construído em metal.
Ele conta com uma porta USB 3.0, e duas portas USB do Tipo C e uma entrada para os fone de ouvido de 3,5 mm. Isso faz com que ele seja muito bem equipado, já que permite que utilize vários periféricos. Talvez falte uma porta LAN, mas a sua ausência já é frequente nos equipamentos mais recentes, não só dos da Huawei.
Os seus altifalantes estão localizados na parte superior do chassi, com pequenas grades nos lados esquerdo e direito do teclado. Estes têm a assinatura Dolby Atmos e soam um pouco melhor do que os altifalantes dos laptop mais comuns, mas não espere realmente grandes maravilhas em termos de som.
E tal como já acontece com a maioria dos laptops da Huawei, a sua webcam está “escondida” abaixo da tecla dedicada para essa função, surgindo quando a pressionamos. Em teoria, esta é uma ideia inteligente, já que mover a câmara para longe do ecrã permite que a moldura superior do mesmo seja mais fina, e qualquer pessoa com questões de privacidade pode mantê-la escondida com muita facilidade. No entanto, na prática, ela fica num ângulo nada lisonjeiro, já que sentados em frente ao mesmo, ela aponta para o peito, e não para o nosso rosto (pelo menos no meu caso). Depois ainda temos alguns inconvenientes, por exemplo, ao digitar no teclado durante uma vídeo chamada fará com que quem estiver do outro lado tenha um grande close das nossas mãos.
Ele também conta com um sensor de impressão digital, que está montado directamente no botão Power, e funciona de forma confiável e quase instantaneamente.
Tal como já tinha revelado, o ecrã do Matebook X Pro é na verdade um painel IPS com uma proporção de 3:2 e com a resolução máxima de 3000×2000, que lhe confere 260 pixeis por polegada. Ele conta com uma proporção de ecrã vs corpo de 91%, que lhe dá um visual realmente premium. Alem disso, ele tem uma boa taxa de contraste, com uma gama de cores 100% sRGB que as tornam realmente brilhantes e vibrantes. Mas essas não vão as únicas mais valias deste ecrã, já que ele de facto é ecrã sensível ao toque (touch Screen), com 10 pontos multi-touch. E para proteger a nossa vista, a Huawei dotou este equipamento com uma tecnologia que permite a redução da luz azul.
No interior do Huawei Matebook X Pro
Este laptop é um verdadeiro cavalo de corrida, e o seu desempenho é realmente impressionante, já que ele combina um Intel Core i7-10510U, que pode operar no máximo a 4,9Ghz, com 16GB de RAM LPDDR3 a 2133Mhz, e um SSD NVMe PCIe de 1TB.
Temos o Bluetooth 5.0, e o seu chip gráfico é o Nvidia MX250. No entanto, comparando-o com o do Matebook 14, que conta com a NVidia M350, vemos que este GPU sofreu um pequeno downgrade, e isso nota-se em muitas situações, especialmente nos jogos. Como tal, não espere grandes milagres em termos de desempenho em aplicações mais pesadas, em 3D, nomeadamente jogos. Testei um único jogo, o Fortnite, e apesar de o conseguir jogar, a verdade ficamos imediatamente com a sensação que a sua gráfica não é a adequada para este tipo de utilização.
A sua bateria de alta capacidade conta com 56Wh que a Huawei promete durar mais de 13 horas de uso. No entanto, nos meus testes, não consegui fazer mais de 9 horas com uma única carga, que se diga de passagem, é simplesmente brutal. Esta bateria pode ser recarregada através da porta USB do Tipo C e conta com a tecnologia de carregamento rápido. Nos meus testes precisei quase 2 horas para carregar totalmente a bateria do laptop com o carregador de 65W que vem com o mesmo. Interessante, é que este mesmo carregador é adequado também para smartphones que suportem a tecnologia Huawei SuperCharge, o que significa que o poderá usar, por exemplo no escritório, para carregar o seu smartphone.
Veredicto final
Comparado com o Matebook 14, este Matebook X Pro parece ser um ligeiro upgrade. Ele vem com tudo o que de bom o 14 já possuía, como um corpo totalmente em metal, acabamento premium, e um design realmente muito interessante. Mas este vem com diversos “boosts” que o torna ainda mais apetecível. Desde logo a começar pelo seu ecrã que tem uma resolução superior, que o torna muito mais agradável à vista,. Depois a combinação do processador, memoria RAM e do SSD tornam este Matebook um dos laptops mais rápidos que já testei, e que dão uma nova vida ao Windows 10 Home, que o equipa.
Então, consideramos que este Huawei Matebook X Pro, é bonito, rápido e eficiente, e adequado para qualquer tipo de utilização.
Como tal, a nossa nota para este dispositivo é:
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.