Análise: HP E344c – Um ecrã curvo de 34 polegadas

Análise: HP E344c – Um ecrã curvo de 34 polegadas

11 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

A HP lançou em Setembro de 2019 o E344c, um monitor com ecrã curvo com 34 polegadas, que é voltado, principalmente, para utilizadores profissionais, que querem aumentar a sua produtividade.

Este E344c conta com um relação de aspecto ultra-ampla de 21:9, e tem um painel SVA de 34 polegadas com uma resolução de 3440 × 1440, brilho de 400 nits, uma taxa de contraste de 3000: 1 e um tempo de resposta de 16 ms. A sua taxa de actualização situa-se nos 60Hz e possui ângulos de visão de 178°.

Análise HP E344c

Este é o primeiro ecrã com este formato que estou a testar, mas acho realmente interessante por contar com uma resolução 4K a 60fps, com tempo de resposta de 4ms, e isso é algo importante para quem precisa dos mesmos para o seu dia-a-dia. Como até hoje não fiz a análise a mais nenhum ecrã deste género, esta análise é feita com base na minha utilização (que já vai em mais de 1 mês, no momento em que estou a escrever esta análise).
Para testar o HP E344c deixei de utilizar os 2 ecrãs de 21 polegadas que utilizo habitualmente, e este ainda assim consegue ter uma área de trabalho maior, mesmo se combinado os outros 2. Isto acontece porque este ecrã consegue fazer a resolução 3440 × 1440 pixeis, e com 2 ecrãs os 2 ecrãs de 21 polegadas tenho 2 áreas com 1920 x 1080 pixeis.

Em relação à conectividade, temos uma entrada DisplayPort 1.2, uma porta HDMI 2.0 e uma entrada USB Tipo C (modo alt DP). Este LCD também possui um hub USB 3.0 de porta dupla que é alimentado por uma porta upstream USB tipo B. E como estamos perante um monitor projectado exclusivamente para o profissionais, a HP não equipou o E344c com altifalantes, ou mesmo uma saída para fones de ouvido. No entanto, é possível utilizar um sistema de altifalante externo, como uma soundbar, que se liga na parte inferior do monitor e usa um conector USB tipo A, mas que não testei.

Um ponto muito interessante neste ecrã, é o facto dele possuir um suporte que permite o ajuste, quer da altura, como da sua inclinação, que é algo muito interessante, já que permite que seja adaptado a cada circunstancia, sem necessidade de recorrer a utensílios externos.

Em termos de design, o ecrã é totalmente negro, com as margens esquerda, direita e superior, praticamente inexistentes, e a margem inferior conta com sensivelmente 1,5cm, que faz com que quase todo ele seja ecrã. Na parte traseira temos uma porta USB e uma porta USB do tipo C, e todo o resto está na parte de baixo do ecrã. Todas as portas do mesmo são de fácil acesso.

Em termos de qualidade de imagem, realmente todo ele é excelente, as cores são soberbas e cria uma envolvência com o utilizador, que não é possível obter, por exemplo, por quem como eu usa habitualmente 2 monitores. A sua utilização para multtasking é excelente já que facilmente conseguimos ter abertas 3 janelas a ser trabalhadas em simultâneo, que é realmente muito útil.

Utilizei alguns jogos só para o testar, e pareceu-me tudo muito fluido e sem problemas de maior, no entanto, provavelmente para os gamers, este talvez não seja o melhor monitor. Isto porque tanto os seus 16ms de tempo de resposta, como os seus 60Hz, deverão ser insuficientes para si. Os monitores para jogos já estão habitualmente nos 1ms, e nos 140Hz.

De um modo geral, este é um ecrã que satisfaz em 100% as minhas necessidades, e não consigo encontrar defeitos no mesmo, para que vos posso revelar. Já estou a utilizar o mesmo há pouco mais de 1 mês, e sempre durante mais de 10 horas por dia, como tal, as conclusões dificilmente mudarão com o passar do tempo.

No entanto, como já tinha referido anteriormente, este é o primeiro ecrã deste género que estou a utilizar, e não tenho uma base para fazer comparação. Vou continuar a usar o mesmo durante mais algumas semanas, e se houver algum teste em especifico que gostasse que eu fizesse, deixe-nos aí o seu pedido nos comentários.

No momento em que me encontro a escrever esta análise, este ecrã pode ser encontrado facilmente em diversas lojas, com um preço a rondar os €700.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.