Análise HP Envy 13: Um Ultrabook realmente fascinante
4 Março, 2020O titulo deste artigo não deixa muito espaço para duvidas, e este artigo é dedicado à analise do excelente HP Envy 13, um ultrabook que foi lançado em 2019. A HP conseguiu fazer um ultrabook realmente premium, com design elegante, desempenho surpreendente e acima de tudo realmente fino.
E quando digo que tem um desempenho surpreendente, é porque ele tem tudo aquilo que a grande maioria dos utilizadores necessita. Está equipado com um Intel Core i7-8565U, 16GB de RAM, um SSD de 512GB, uma placa gráfica dedicada (Nvidia GeForce MX150) e um belo ecrã IPS FullHD de 13,3 polegadas.
Esta linha Envy, da HP, parece ser o passo imediatamente anterior à linha Spectre. Olhando para as linhas da HP, temos a Spectre como uma linha premium, a Envy como um verdadeiro high-end e a Pavilion como mainstream. No entanto, se Envy “é só” High-End, tenho mesmo de experimentar um Spectre, já que este Envy deixou-me verdadeiramente encantado.
Design
Em termos de acabamento, este HP Envy que testei é um laptop de alumínio prateado que salta à vista assim que o tiramos da caixa. A parte traseira do dispositivo é plana e tem uma dobradiça realmente única. Quando levantamos o ecrã, a parte traseira plana também se dobra, sustentando o teclado. Isso serve para dois propósitos. Primeiro de tudo, é melhor para digitar num ângulo leve, e em segundo lugar, é melhor para a refrigeração do dispositivo, algo realmente útil para um laptop tão fino. E quando digo fino, é porque ele tem 14,7 mm.
E apesar de ser fino, a HP não deixou de lado algo que é realmente importante, a conectividade. No lado esquerdo do equipamento temos uma porta USB 3.1 Gen 1 tipo A, uma porta USB 3.1 Gen 1 tipo C e uma entrada de áudio de 3,5 mm. E no lado direito temos outra porta USB 3.1 Gen 1 Tipo A, um slot para cartão microSD, uma porta de carregamento e um comutador da webcam.
Temos ainda um sensor de impressões digitais, ideal para um início de sessão no sistema operativo, de forma mais rápida e segura.
Ecrã e Som
Tal como já tinha informado anteriormente, o Envy 13 tem um ecrã IPS de 13,3 polegadas e com a resolução FullHD, que me conseguiu impressionar. Ele é capaz de reproduzir imagens com realmente muita qualidade, que em conjunto com o seu sistema de som “criado” pela Bang & Olufsen (quatro altifalantes, dois na barra de altifalantes acima do teclado e dois na parte inferior), conseguimos ter uma experiência multimédia fantástica.
Este é um dos dispositivos que permite ser equipado com o sistema HP Sure View, que permite ao utilizador reduzir o ângulo de visualização do ecrã. Isso é ideal quando estamos a trabalhar fora de casa, e assim conseguimos manter a privacidade dos conteúdos reproduzidos pelo ecrã.
As molduras laterais são realmente finas, no entanto a moldura superior e a inferior, são um pouco maiores.
Teclado
O HP Envy 13 conta com teclado chiclete em estilo de ilha, que posso realmente dizer que gosto. Alem de ser confortável e preciso, é um dos teclados mais silenciosos que já experimentei num laptop, e isso faz diferença para quem tem de digitar durante algumas horas todos os dias.
É um teclado é realmente raso, algo cada vez mais frequente nos ultrabooks, mas felizmente a HP não levou isso ao extremo, pois não comprometeu o seu conforto. Outro dado importante, é que as teclas são da mesma cor do apoio para as mãos (em alumínio).
Em relação ao trackpad (algo que odeio) faz bem uso do espaço que possui, portanto, embora não seja muito grande, tem o tamanho suficiente.
Desempenho
Se tudo o que relatei acima não fizesse este laptop ser realmente interessante, então fique a saber que o seu desempenho é do melhor que podemos ter nesta gama. Um processador Intel Core i7-8565UC, 16GB de RAM e uma placa gráfica dedicada, que é uma Nvidia GeForce MX150.
Quando estava a testar o Envy 13 utilizei-o para tudo o que preciso de um PC, onde se inclui trabalho e diversão. Como devem imaginar, muito do meu trabalho é feito com diversos navegadores abertos e a trabalhar em simultâneo, com redes sociais, email e mais algumas ferramentas, e tudo em execução ao mesmo tempo. E em momento algum senti falta de performance. Tudo muito suave, e feito de forma muito rápida.
Não sou muito fã de jogos no PC, mas tinha de experimentar o desempenho desta MX150, e como tal decidi instalar o Assassins Creed Syndicate Standard Edition. Para meu espanto, executou o jogo. Obviamente notou-se que este não é um laptop para jogos, mas o jogo foi executado.
O seu SSD é de 512GB, e tratando-se de um SSD não lhe falta velocidade, já que está anos luz há frente dos habituais HDD.
Bateria
A duração da bateria é algo que me deixou um pouco com o pé atrás. Verificar o ecrã que este laptop tem, com o hardware no seu interior, não esperava grandes milagres. No entanto, até aí me conseguiu surpreender. Não é o melhor laptop que já tive em mãos em termos de autonomia, mas posso-vos garantir que consegui trabalhar 6 horas seguidas com o mesmo, sem que este tenha visto o carregador. É bom? Para mim acho que é um valor realmente ajustado, 5 horas de trabalho, que apesar não ser muito exigente a nível de processamento, são 5 horas seguidas de ecrã.
A HP diz que o Envy 13 aguenta cerca de 10 horas em reprodução de vídeo, e eu acredito que seja possível.
Análise HP Envy 13: Veredicto final
Confesso que não tinha grandes expectativas para este laptop. Apesar de ter boas especificações, tinha ideia que era só mais um laptop, mas enganei-me, e a HP conseguiu surpreender-me muito pela positiva.
Como devem ter reparado em toda a análise, não tenho pontos negativos a apontar. Poderia queixar-me da VGA, mas penso que ninguém compra um laptop de 13 polegadas para jogar, e o Envy 13 garantidamente não foi desenhado para isso, pelo que nem nesse ponto posso pegar.
Talvez o único apontamento que posso fazer, é a ausência de uma porta Thunderbolt 3, que faz-me falta para algumas situações. Ele vem com o Windows 10 Home, e até o sistema operativo funciona perfeitamente nesta máquina.
De resto, desde o seu design, acabamento, processador, memoria, disco e ecrã, é um excelente laptop que certamente não o deixará mal, qualquer que seja a situação.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.