AMD revela que a linha Ryzen 4000 chega este ano

AMD revela que a linha Ryzen 4000 chega este ano

8 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Durante o "Financial Analyst Day", que se realizou ontem, 5 de Março, a AMD anunciou o lançamento da serie Ryzen 4000, o sucessor dos actuais Ryzen 3000, que chega antes do final do ano. O fundador confiará mais uma vez na gravação de 7 nm da TSMC.

AMD Ryzen 4000 chegam até ao fim do ano

Sem surpresa, a AMD abandona a arquitectura Zen 2, no centro da sua linha actual, e conta com a arquitectura Zen 3. A transição para uma nova arquitectura é acompanhada por um ganho de desempenho. As últimas informações são que a empresa espera um número maior de núcleos, um aumento de 17% no IPC, um aumento de 50% nas operações de ponto flutuante e uma memória cache mais confortável.

Até ao final de 2020, a AMD também comercializará os novos processadores Epyc sob o Zen 3, o Milan. Destinado a substituir o Epyc Rome, os CPUs reservados para servidores e data centers. Mas a AMD diz que não vai parar por aí. No processo, a empresa anunciou a chegada de processadores baseados na arquitectura Zen 4, e da gravação de 5nm. Previstos para o final de 2021, ou mesmo o início de 2022, esses futuros CPUs deverão permitir que a AMD mordisque a participação de mercado da Intel no sector de processadores dedicado à automação de escritório.

Há também rumores de que a Apple quer integrar os processadores AMD nos seus futuros Macs. De momento, a empresa de Lisa Su já vendeu mais de 260 milhões de CPUs com base na arquitectura Zen, desde 2017.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.