AMD A6 e A4: dois novos processadores para os Chromebook

AMD A6 e A4: dois novos processadores para os Chromebook

7 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Ontem foi um grande dia para a AMD, uma vez que na CES 2019, que se está a realizar em Las Vegas, a fabricante lançou oficialmente duas novas plataformas móveis de baixo custo: A6-9220C e A4-9120C. Estes são dois SoCs que são flanqueados pela nova segunda geração do Ryzen Mobile, que obviamente se encaixará em dispositivos de ponta. A empresa definiu esses novos processadores da série A como soluções perfeitas para equipar produtos como os Chromebooks e, por essa razão, esperamos anúncios nesse sentido nos próximos dias.

Segundo a AMD, esses dois novos CPUs podem, na verdade, trazer um aumento interessante no desempenho em comparação com a solução da Intel. Especificamente, o novo A6-9220C seria o concorrente directo do Pentium N4200, enquanto o A4-9120C entraria em despique com o Celeron N3350, uma solução obviamente de baixo nível.

Vamos falar sobre duas APUs feitas com um processo de produção de 28nm e equipadas com componentes gráficos integrados Radeon Graphics R5 (A6 9220C) e R4 (A4 9120C).

Segundo os testes realizados nessas plataformas, o novo AMD A6 e A4 seria melhor do que a concorrência sob praticamente todos os pontos de vista . A partir das operações de navegação na web, para as quais o melhor desempenho é de até 23% em testes como o Velocímetro 2.0 e o Webxprt 3.

Não é só isso: os testes realizados com o PCMark – na sua versão para Android – também mostram capacidade de produção até 2,5 vezes maior do que a concorrência da Intel e, embora não seja um cenário típico de uso para tais soluções, mesmo em situações de gameplay, as novas plataformas AMD podem alcançar um desempenho de até 34% melhor.

Graças ao seu TDP de apenas 6W, então, o novo A6 e A4 também devem garantir bons resultados em termos de duração da bateria. Segundo a AMD, nos testes realizados em alguns protótipos, os Chromebooks equipados com as duas últimas plataformas atingiram até 10 horas de duração da bateria.

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.