Amazon deixa cair a aquisição da iRobot

Amazon deixa cair a aquisição da iRobot

29 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Quem segue o Noticias e Tecnologia bem de perto tem conhecimento que no verão de 2022 a Amazon anunciou a sua intenção de comprar a iRobot por um valor a rondar os 1,4 biliões de dólares. Mais recentemente, no passado dia 20 de janeiro, havíamos revelado que este negócio estava em vias de cair.

Hoje, dia 29 de janeiro de 2024 surge a informação de que a Amazon anunciou oficialmente a ideia de aquisição da iRobot, já que esta fusão não estava a ser muito bem vista pelos olhos dos diversos reguladores.

A anuncio foi realizado há instantes pelas duas empresas, onde dão conta de que o negócio havia sido cancelado uma vez que “não tem caminho para aprovação regulatória na União Europeia”. No seguimento, a iRobot anuncia o despedimento de cerca de 350 funcionários, que representam 31% da sua força de trabalho, como parte de uma reestruturação interna.

Alem disso, e ainda como parte deste anúncio, o presidente e CEO da iRobot, Colin Angle, que cofundou a empresa em 1990, está a deixar o seu cargo. O atual vice-presidente executivo e diretor jurídico da empresa, Glen Weinstein, ocupará a sua posição, e Andrew Miller, ex-diretor independente líder do conselho, vai-se tornar presidente. A iRobot afirma que espera retornar aos lucros concentrando-se nos seus “clientes, regiões e canais mais lucrativos”, incluindo vendas diretas ao consumidor.

iRobot já não será comprada pela Amazon

Esta falha significa agora que a Amazon terá de pagar uma taxa de rescisão de mais de 94 milhões de dólares à iRobot, que utilizará esse dinheiro para “aliviar” um empréstimo de 200 milhões que contraiu no ano passado.

Para terminar, mas não menos importante, a empresa dos aspiradores, publicou os seus resultados preliminares referentes ao quarto trimestre para 2023 onde afirma que espera relatar um prejuízo operacional GAAP de entre 265 e 285 milhões de dólares.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.