Amazon bloqueia o maior ataque DDoS de todos os tempos

Amazon bloqueia o maior ataque DDoS de todos os tempos

18 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Com o número de empresas a passar pelos seus servidores e várias propostas comerciais relativamente atraentes, é fácil afirmar que a Amazon será um dos principais alvos de ataques cibernéticos. E, obviamente, estaremos certos ao pensar assim, já que segundo o pessoal do ZDNet, a Amazon Web Services acaba de receber um ataque DDoS no pico do tráfego estimado em 2,3 Tbps, o maior já registado até ao momento. Esse ataque teria ocorrido no passado mês de Fevereiro, e teria sido amplamente bloqueado pelo AWS Shield, um serviço personalizado projectado para proteger os clientes da Amazon e os seus serviços em nuvem.

A empresa não forneceu qualquer informação sobre o alvo, e muito menos sobre a origem do ataque. No entanto, segundo alguns dados obtidos, sabemos que se trata de um “ataque de reflexão” : ou seja, isso envolve o uso de um servidor de terceiros vulnerável para amplificar a quantidade de dados enviados ao endereço IP da vítima.

Amazon DDoS

Amazon consegue conter um ataque DDoS de cerca de 2,3Tbps

Aqui, ele explorava principalmente servidores CLDAP para aumentar o seu tráfego. Esse processo tornou-se popular em 2016 e , apesar do tamanho impressionante desse ataque, ainda é relativamente raro vê-los acontecer nesta escala. Até a Amazon, o alvo preferido, afirma que os maiores ataques do ano passado nunca excederam os 1 Tbps.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.