Alphabet encerra o seu projeto Loon

Alphabet encerra o seu projeto Loon

23 Janeiro, 2021 0 Por Sandro Sotto

Em 2017, a Alphabet, a empresa detentora da Google, recebeu a permissão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA para enviar os seus balões, do Projeto Loon, no Porto Rico. Esses balões deram aos moradores locais acesso à Internet, mesmo após a passagem do devastador furacão Maria.

Agora, foi revelado que o Loon vai ser encerrado, e irá terminar o seu serviço no Quênia. Já os seus funcionários serão transferidos para outras empresas da Alphabet, como a Google. Segundo as informações revelados pelo CEO da Loon, os balões de hélio podem ficar no céu durante centenas de dias. Além disso, o equipamento de comunicação foi capaz de fornecer cobertura móvel numa área 200 vezes maior do que uma antena retransmissora convencional.

No entanto, estes têm custos muito elevados para os operadores já que cada um custa dezenas de milhares de dólares, embora estes tenham uma vida útil muito reduzida, de cerca de cinco meses. O investimento era então muito alto, e o seu interesse desafiado por projetos como o Starlink.

Projeto Loon

Projeto Loon acaba de ser “enterrado”

O crescente interesse da SpaceX em fornecer acesso à Internet a partir do espaço pode ter influenciado na decisão da Alphabet de abandonar este projeto. Na verdade, o Starlink já está disponível em forma de versão beta por $99 por mês, nos Estados Unidos. O projeto é ambicioso, já que a SpaceX tem planos para enviar cerca de 12 mil satélites para o espaço, a uma taxa de 120 por mês. A empresa americana quer fornecer uma ligação de 100 Mbps a todos os utilizadores.

Loon não terá sido um projeto desnecessário, já que segundo a Google, parte da tecnologia desenvolvida nesse projeto já é utilizada no projeto Taara. O objetivo é disponibilizar uma ligação de Internet rápida, e acessível, em diversos locais em África. Esses balões também poderiam ser implantados no Peru após um terremoto de magnitude 8,0, que fez com que certas áreas rurais tivessem ficado isoladas.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.