Alerta: Nova técnica permite que hackers assumam a sua conta do WhatsApp

Alerta: Nova técnica permite que hackers assumam a sua conta do WhatsApp

30 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

WhatsApp continua a ser um alvo dos utilizadores mal intencionados

Com mais de 2 mil milhões de utilizadores, o WhatsApp está constantemente na mira dos utilizadores mal intencionados, que procuram sempre forma de ter acesso a contas que lhes são alheias. Agora foi descoberto um novo método que faz com que os utilizadores possam perder as suas contas para esses hackers.

Assim, se alguém no WhatsApp lhe pedir para discar um número de telefone começando com 65 ou 405 seguido de dez dígitos, não o faça, e a minha melhor sugestão é que bloqueie quem lhe solicitou essa situação. Se o fizer, quem está do outro lado simplesmente vai assumir a sua conta do WhatsApp.

A descoberta foi feita por Rahul Sasi, pesquisador de segurança e fundador da CloudSek, empresa especializada no desenvolvimento de inteligência artificial para prevenir ameaças cibernéticas. Ele conta como vão as coisas: “Assim que o hacker tem acesso à conta do WhatsApp, ele pede dinheiro aos contactos da vítima”. Os familiares podem cair na armadilha com mais facilidade, pois a mensagem vem de um conhecido.

“Dessa forma, o hacker burla os contactos do WhatsApp antes mesmo que a vítima saiba que perdeu o controlo de sua conta”, continua Rahul Sasi. Além disso, a aplicação também permite pagamentos em criptomoedas, o que é um ângulo de ataque adicional.

No que diz respeito a Portugal, ou até mesmo no Brasil, essa técnica permanece bastante limitada, pois os números que começam com 67 ou 405 não são comuns. Mas isso não é necessariamente o caso em outros países.

WhatsApp mensagens dados termos

No entanto, para se proteger desse tipo de ataque, é bom activar a verificação em duas etapas na aplicação, e não se esqueça de adicionar um PIN e preencher o seu e-mail. Com isto, dificilmente alguém conseguir assumir a sua conta.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.