Alerta: iPhone 12 emite altos níveis de radiação
14 Setembro, 2023A França ordenou que a Apple deixasse de vender o iPhone 12 no seu país, por este emitir muita radiação eletromagnética. O órgão regulador francês que controla as frequências de rádio solicitou na passada terça-feira à gigante da tecnologia que resolva esse problema que afeta os níveis de radiação do equipamento.
A ANFR informou a Apple que, se não conseguir resolver o problema através de uma atualização de software, deverá fazer o recall de todos os equipamentos que já foram vendidos em França.
Entretanto, a Organização Mundial de Saúde já procurou acalmar os receios sobre a radiação emitida pelos telemóveis, e afirma no seu site que não há evidências que concluam que a exposição a campos eletromagnéticos de baixo nível seja prejudicial aos seres humanos.
A Apple disse à BBC que estava a contestar a revisão do ANFR e disse que havia fornecido ao regulador resultados de laboratório da própria gigante da tecnologia, e de terceiros, que mostram que o dispositivo está em conformidade com todas as regras relevantes. Eles afirmam que o iPhone 12 foi reconhecido como compatível com os regulamentos sobre níveis de radiação em todo o mundo.
O ministro digital da França, Jean-Noel Barrot, disse ao jornal francês Le Parisien que a decisão se deveu aos níveis de radiação acima do limite aceitável, segundo a Reuters. Ele afirma que a ANFR descobriu que a taxa de absorção específica (SAR) do iPhone 12 está muito acima do permitido por lei.
“Espera-se que a Apple responda dentro de duas semanas”, disse ele. “Se não o fizerem, estou preparado para ordenar o recall de todos os iPhones 12 em circulação. A regra é a mesma para todos, incluindo os gigantes digitais.”
iPhone 12 coloca Apple em maus lençóis em França
A França partilhará as suas conclusões com outros reguladores em todo o bloco comercial – o que, segundo Barrot, poderá resultar num “efeito bola de neve”. A ANFR exige que o SAR dos dispositivos seja verificado em relação a duas formas diferentes de usar o telefone.
Primeiro, há uma verificação de “membre” – ou membro – quando um telefone está em contacto próximo com o corpo de uma pessoa, como quando é segurado ou colocado no bolso da calça. O limite SAR para isso é de quatro watts por quilograma. O regulador disse que o SAR “membre” do dispositivo está nos 5,74 watts por quilograma… que é muito superior ao limite.
Há também uma verificação para quando um telefone está um pouco mais distante, como quando está dentro de uma bolsa, mas a medida SAR do iPhone 12 ficou abaixo desse limite.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.