Apple apresentou os iPhone 15 e 15 Plus com algumas novidades

Apple apresentou os iPhone 15 e 15 Plus com algumas novidades

13 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Tal como estava planeado, a Apple realizou ontem ao fim da tarde o seu mais recente Keynote, que entre algumas novidades apresentou os equipamentos da série iPhone 15, retomando a maior parte dos conceitos expressos pelos modelos Pro de 2022 e propondo-os novamente numa versão ligeiramente revista.

Embora os dois modelos mais “básicos”, que este ano se chamam iPhone 15 e iPhone 15 Plus, tenham confirmado em termos de posicionamento, olhando apenas para a gama “básica” vemos a introdução de muitas novidades, tanto do ponto de vista estético como do ponto de vista das especificações técnicas.

Os modelos básicos da linha 2023 acolhem o novo design com a Dynamic Island e a porta USB-C, mas, como já é tradição na Apple, reproduzem aproximadamente as especificações técnicas dos modelos Pro da geração passada, mesmo que apenas do ponto de vista das especificações subjacentes.

iPhone 15

O iPhone 15 e 15 Plus continuam a ser construídos com moldura de alumínio (75% reciclado) e as demais partes em vidro, com “Ceramic Shield” na parte frontal para proteger os ecrãs de Super Retina XDR OLED 6,1 ou 6,07 polegadas que infelizmente estão limitados a 60Hz, muito pouco se considerarmos que, no panorama Android os 90Hz já é quase obrigatório. O brilho aumenta significativamente, chegando ao pico de 2000 nits.

Sem a semelhança estética, os iPhone 15 “base” partilham o SoC com os modelos Pro de 2022, nomeadamente o Apple A16 Bionic de 4nm que dá um passo gigante, tanto em termos de desempenho puro (+20%) como em termos de eficiência energética, em comparação com o agora desatualizado Apple A15 Bionic que encontramos no iPhone 13 e iPhone 14 “base”.

Ao lado do SoC, que pode contar com um CPU hexa-core (dois núcleos de potência e quatro núcleos de eficiência), um GPU de cinco núcleos e um Neural Engine de dezesseis núcleos, encontramos 6GB de RAM LPDDR5 independente do espaço de armazenamento: existem três tamanhos disponíveis, 128 , 256 ou 512GB.

No que diz respeito à conectividade, todos os telefones desta série suportam dual SIM através de um SIM físico (nano-SIM) e um eSIM. Depois temos o ponto de viragem “épico” para toda a gama do iPhone deste ano, já que dizemos adeus ao Lightning e damos as boas-vindas ao USB-C. Na verdade, a Apple teve que ceder à vontade da União Europeia e implementar a possibilidade de carregamento através do padrão universal nos seus dispositivos, incluindo finalmente os smartphones.

Ao contrário dos modelos Pro, a porta USB-C é uma simples 2.0 que não trará nenhuma vantagem real além da compatibilidade com qualquer outro carregador ou cabo USB-C. Para proprietários de iPhone de longa data, porém, será necessário atualizar a frota de acessórios.

Passemos agora ao setor fotográfico do iPhone 15 e 15 Plus: o frontal ainda pode contar com um único sensor de 12MP, desta vez movido para dentro da Ilha Dinâmica, enquanto que na traseira permanece inalterado em forma e número de sensores em comparação com os seus antecessores.

Até o sensor ultra grande angular de 12MP permanece o mesmo dos modelos antigos. O que realmente muda é o sensor principal, também aqui (finalmente) de 48MP, que graças à aprendizagem de máquina no dispositivo (e ao Motor Fotônico), ele é capaz de tirar fotos vívidas e nítidas em qualquer condição.

O sensor de 48MP também é utilizado como zoom óptico de 2x (a imagem capturada em 24MP é, por sua vez, “cortada” para tirar fotos de 12MP); esta possibilidade permite aproveitar o zoom contínuo (portanto sem fotos) durante a gravação de vídeo.

[quads id=RndAds]

De resto, o iPhone 15 e 15 Plus oferecem um setor de conectividade completo sob todos os pontos de vista (com Wi-Fi 6 e o ​​novo chip UWB de segunda geração ), áudio estéreo (altifalante duplo), baterias um pouco maiores (a Apple nunca declara os dados em termos de capacidade, mas fala-se em 3300 mAh para o iPhone 15 e 4422 mAh para o 15 Plus) que são recarregados rapidamente via cabo USB-C, até 23W, ou via carregamento sem fio (MagSafe a 15W ou Qi a 7,5W).

Concluindo, os novos iPhones deste ano sairão de fábrica com o iOS 17, a versão mais recente do sistema operativo móvel desenvolvido pela Apple, que refina ainda mais todos os recursos introduzidos pelo iOS 16 anterior e adiciona pequenas, mas úteis inovações, sem distorcer a experiência do utilizador.

Disponibilidade e preços do novo iPhone 15 e 15 Plus

Os novos iPhone 15 e 15 Plus estarão disponíveis para encomenda a partir de sexta-feira, 15 de setembro, com vendas reais a partir da sexta-feira seguinte, 22 de setembro. Ambos os modelos chegam em cinco cores, como preto, rosa, amarelo, verde e Cores azuis e em diferentes cortes de memória, oferecidos pelos seguintes preços de tabela.

  • iPhone 15
    • 128 GB por 979 euros
    • 256 GB por 1109 euros
    • 512 GB por 1359 euros
  • iPhone 15 Plus
    • 128 GB por 1129 euros
    • 256 GB por 1259 euros
    • 512 GB por 1509 euros
Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.