Adobe Firefly deixa a versão beta e já está disponível

Adobe Firefly deixa a versão beta e já está disponível

15 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de 6 meses em forma beta, a Inteligência Artificial Generativa Firefly, da Adobe, já está disponível em todas as ferramentas da editora: Creative Cloud, Adobe Express, Adobe Experience Cloud sem esquecer uma novidade: o lançamento de uma versão web da Firefly.

Os resultados do Firefly são realmente (muito) espetaculares, mas para aproveitar as funções avançadas do software, terá que passar pelos limites do modelo económico da Adobe, ou seja, a assinatura.

Infelizmente, a assinatura não será suficiente, pois a Adobe oferece um sistema de crédito, obviamente pago. Ainda não sabemos o custo destes créditos de acesso, mas podemos apostar que a fatura será bastante elevada, o que limitará a ferramenta de IA apenas a profissionais que conseguirão obter uma espécie de “retorno do investimento”… No entanto, sabemos o número de créditos por aplicação, ou seja, 3.000 créditos para Creative Cloud Pro Plus (que realmente inclui todas as aplicações da Adobe), 1.000 créditos para Creative Cloud (a nuvem para aplicações Adobe), 500 créditos para a aplicação Creative Cloud Single, 500 créditos para Adobe Stock (um grande lote de imagens que podem ser reutilizadas), 250 créditos para Adobe Express Premium e 100 créditos para Adobe Firefly Premium.

Adobe Firefly deixa o canal beta

Felizmente, a Adobe permite testar Adobe ID, Adobe Express, Adobe Firefly e Creative Cloud por 25 pequenos créditos. Outra ajudinha, até 1 de novembro deste ano, os assinantes da Creative Cloud, Adobe Express e Adobe Stock não têm limite de crédito.

Depois dos créditos terem sido gastos, o Firefly permanecerá utilizável… mas numa versão mais lenta (resumindo, é um pouco o mesmo sistema de alguns operadores). É claro que pacotes de créditos adicionais podem ser adquiridos para se beneficiar da função de IA.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.