Adobe anuncia o Firefly, uma nova IA de conversão de texto em imagem
21 Março, 2023A Inteligência Artificial parece estar no centro do mundo. Depois das muitas IAs generativas, a Adobe, aquele que é o editor do famoso Photoshop, acaba de revelar um gerador de imagens a parti de texto: o Firefly.
Esta IA em versão beta acabará por ser totalmente integrada nas ferramentas de criação da empresa. A partir de softwares como o Photoshop, em breve será possível solicitar à Firefly a geração de uma imagem (por exemplo “um céu cheio de balões de ar quente” ) depois modificar determinados elementos da imagem gerada com as tradicionais ferramentas de edição disponíveis no software. As possibilidades parecem imensas.
A integração da IA generativa em ferramentas criativas também mostra que esse novo software pode ser inserido em processos criativos existentes, em vez de simplesmente substituir os criadores.
“Com o Firefly, a Adobe trará a criação generativa baseada em IA diretamente para os fluxos de trabalho dos clientes, aumentando a produtividade e a expressão criativa de todos os criadores”, disse David Wadhwani, executivo sénior da Adobe.
A Adobe já anunciou que o Firefly será integrado principalmente à Creative Cloud, Document Cloud, Experience Cloud e Adobe Express. A IA generativa estará disponível em vários modelos adaptados mais especificamente a determinadas necessidades de negócio (design, moda, ilustração, etc.).
Firefly será integrado nas ferramentas da Adobe
A própria IA é baseada nas centenas de milhões de imagens do Adobe Stock e o editor garantiu que nenhuma das imagens utilizadas ainda possui direitos de autor. Além disso, criadores/profissionais que utilizam as ferramentas de nuvem da Adobe poderão indicar que a sua criação não deve ser explorada por IA com uma tag especifica.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.