1 em cada 10 contas do Instagram é na verdade um bot

1 em cada 10 contas do Instagram é na verdade um bot

26 Julho, 2018 0 Por Joel Pinto

Quase 10% das contas ativas e registadas na rede social Instagram são robôs, quem o afirma é o The Information, que se baseia num estudo realizado pela empresa Ghost Data.

Para alcançar esses resultados, a Ghost Data comprou 20000 bots e depois analisou as suas características. Uma delas é seguir automaticamente as contas populares e aumentar o potencial das publicações dessas contas "gostando" das suas fotos. A manobra estimula artificialmente as audiências dessas contas famosos, e interrompe ao mesmo tempo as ligações entre estas estrelas do Instagram e os seus patrocinadores.

O número de bots teria aumentado consideravelmente nos últimos anos. Estimados em 7,9% em 2015 para 300 milhões de utilizadores, hoje representam quase 9,5% dos mil milhões registados, ou 95 milhões de contas falsas. A rede social que pertence ao Facebook não respondeu a esta pesquisa, mas o site The Information lembra-nos que uma grande limpeza já havia sido feita em 2014.

Para manter uma certa credibilidade, o Instagram terá que excluir esses robôs novamente, e seguindo os passos do Twitter, que recentemente, removeu quase 70 milhões de contas falsas. Como resultado, muitos utilizadores perderam muitos seguidores.

A titulo de exemplo, Barack Obama viu o desaparecimento de quase 2 milhões de seguidores (cerca de 2% do total dos seus seguidores), e Donald Trump perdeu apenas 200.000 assinantes.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão.