Depois da Netflix, YouTube parece estar a trabalhar em conteúdo original e interativo

10 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Black Mirror: Bandersnatch, da Netflix, parece ter aberto o caminho para um género, que apesar de não ser totalmente novo, e um modo que agora esta a ser mais aceite para o entretenimento: o género ‘o utilizador decide’. O conceito de deixar as pessoas escolherem a sua própria aventura não é novo e existe nos livros há muito tempo. Mas é um jogo completamente diferente quando se incorpora o mesmo em programas de TV. A tecnologia simplesmente ainda não estava lá. Mesmo agora, o Black Mirror: Bandersnatch não está disponível em todas as plataformas, já que não o podemos visualiza em vários dispositivos, como Chromecasts e Apple TVs. Agora, parece que o YouTube está a desenvolver conteúdos de escolha.

Segundo a Bloomberg, o YouTube está a trabalhar numa unidade que desenvolverá programação interativa e especiais em direto. O YouTube já experimentou anúncios interativos, mas a equação muda quando há várias opções envolvidas. A Netflix lembra as escolhas que um utilizador faz ao longo de uma história e faz os seus ajustes automaticamente.

Não é tarefa fácil, técnica e artisticamente. Construir vários enredos e interligá-los requer tempo e esforço e muita dedicação. O YouTube está a reduzir os seus shows originais para dar espaço aos novos projetos. A iniciativa será liderada por Ben Relles, que trabalhou no YouTube durante oito anos e supervisiona programas não roteirizados até agora. Susanne Daniels, chefe de programação original do YouTube, disse num comunicado.

Agora temos novas ferramentas e oportunidades incríveis para criar e contar histórias de várias camadas e interativas. Ben tem uma compreensão intuitiva e experiente de como a plataforma pode melhorar o conteúdo, fazendo dele a escolha perfeita para desenvolver esta nova e excitante divisão.

O YouTube ainda está comprometido em criar programas originais, embora com capacidade limitada. A empresa anunciará uma nova grelha de programas, num evento em Nova York dentro de algumas semanas, e continuará a comprar projetos de diversos produtores. O conteúdo original do Youtube tem sido mais ou menos medíocre e ainda não está à altura dos padrões da Netflix / Amazon.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.