Xiaomi poderá ser a primeira fabricante a usar um sensor de 108MP num smartphone

Xiaomi poderá ser a primeira fabricante a usar um sensor de 108MP num smartphone

9 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A Xiaomi fez hoje dois anúncios importantes, durante a sua conferência “Imagens do Futuro”. A empresa vai usar dois dos sensores de imagem da Samsung nos seus próximos smartphones, o sensor ISOCELL GW1 de 64MP, e um novo sensor que realmente vai impressionar muita gente, um sensor de 108MP.

A unidade de 64MP acima mencionada será vista num telefone da série Redmi. Espera-se que o sensor CMOS de 1/1,7 polegadas tenha um tamanho de pixel de 0,8 μm e use a tecnologia tetracell para agrupar quatro pixeis para produzir imagens de 16MP de alta qualidade em condições de pouca luz. Quando a iluminação não é um problema, o sensor produzirá imagens detalhadas de 64MP. Para os não iniciados, o 64MP é o maior sensor móvel (com maior resolução) disponível actualmente no mercado. O modelo Redmi que será equipado por este sensor, possivelmente o Redmi 8, poderá ser vendido na China e na Índia, até ao final deste ano.

No entanto, esse “recorde” será logo batido por outro sensor da Samsung, já que a gigante sul-coreana e a Xiaomi também têm uma câmara de 108MP que será capaz de oferecer imagens com uma resolução fenomenal de 12032 x 9024 pixeis. Este sensor ISOCELL também provavelmente usará a tecnologia de pixel binning para tirar fotos de 27MP nos ambientes pouco iluminados. Podemos esperar que o Mi MIX 4 seja o primeiro a ser equipado com esse hardware. O telefone presumivelmente será sustentado pelo chipset Snapdragon 855 e terá um ecrã QuadHD + com um leitor de impressão digital embutido.

Xiaomi 108MP

Mais pixels não significam necessariamente melhores fotos

Indo pelos números, pode assumir que as câmaras de 64MP e 108MP são sensores de alto perfil, mas a verdade é que eles serão sensores de gama média. Isso significa que eles provavelmente serão vistos em telefones menos dispendiosos. Em comparação com os supostos pixeis de 0,8 µm da unidade de 108 MP, sensores em telefones de topo, como o iPhone XS e o Pixel 3, geralmente apresentam pixeis maiores para capturar mais luz e reduzir o ruído.

Além disso, embora as guerras aos pixeis possam parecer empolgantes, os fornecedores de câmaras podem na verdade estar a exagerar com esses sensores. Já no inicio do passado mês de Julho, Michael Kaschke, CEO da Zeiss demonstrava alguma preocupação sobre esse assunto, que podem ler aqui. Ele já tinha informado que geralmente a qualidade da imagem depende em grande parte do tamanho do sensor e, como os smartphones precisam de ficar com um determinado tamanho, nunca haverá câmaras tão boas como as profissionais. Assim, talvez seja melhor adoptar o mesmo caminho da Google, e trabalhar no software para melhorar a qualidade das imagens.

Dito isto, será muito interessante ver o quão incrível será essa câmara de 108MP.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.