Xiaomi está a vender gato por lebre… Entenda porquê

Xiaomi está a vender gato por lebre… Entenda porquê

4 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Todos sabemos que as baterias não têm conseguido acompanhar a evolução da tecnologia, e essas tornaram-se o calcanhar de Aquiles dos dispositivos que delas necessitam. Os casos mais visíveis são os smartphones, dispositivos amplamente utilizados, e que em muitos casos tornaram-se algo indispensável quer para o uso pessoal, como para uso profissional. Para colmatar as “falhas” nas baterias, as OEMs têm trabalhado em tecnologias de carregamento cada vez mais rápidas, e que minimiza os transtornos causados pela fraca autonomia.

Hoje em dia, é fácil recarregar um smartphone em menos de meia hora, e isso faz com que a falta de evolução das baterias, não seja tão sentida.
Uma das empresas que mais tem trabalhado na tecnologia de carregamento rápido, é a Xiaomi, que recentemente disponibilizou a velocidade de 120W num smartphone, no Xiaomi Mi 10 Ultra. Na teoria essa velocidade é realmente muito alta, pois estamos a falar que será possível carregar uma bateria de 4500mAh em apenas 23 minutos, enquanto que com apenas 5 minutos de carga, carrega 41% da bateria. No entanto, segundo testes realizados pelo pessoal do Android Authority o equipamento nunca carrega a essa velocidade. Segundo os seus testes, o Mi 10 Ultra conseguiu extrair 86,4 W da parede, desses 6,3W são perdidos entre os componentes envolvidos, pelo que no máximo ele carrega a 80,1W.

Xiaomi Mi 10 Ultra

Carregador de 120W da Xiaomi carrega a 2/3 dessa velocidade

Apesar de ser um valor muito alto, já que permite carregar uma bateria de 4500mAh, de 20 a 100% em apenas 21 minutos, a verdade é que ele não disponibiliza os 120W prometidos, mas “somente” 2/3 desse valor, ou seja pouco mais de 80W.

A verdade é que ainda assim, 80W é um valor muito interessante, e mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores, no entanto, segundo está a ser revelado, mesmo a carregar a 2/3 da velocidade prometida, o dispositivo atinge os 43,8ºC que significa que está bem acima dos níveis de segurança dos 40ºC.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.