Xiaomi 14 Ultra é oficial e chega ao mercado dentro de poucos dias

Xiaomi 14 Ultra é oficial e chega ao mercado dentro de poucos dias

22 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Depois de muitos rumores, contra informação, e leaks, o Xiaomi 14 Ultra é agora oficial, uma vez que foi oficialmente anunciado na China e chegará ao mercado internacional dentro de alguns dias, a 25 de fevereiro de 2024.

Este Xiaomi 14 Ultra é naturalmente um smartphone Android topo de gama que visa oferecer o melhor hardware disponível atualmente, embalado num design que lembra o de uma câmara, um pouco como o seu antecessor. No entanto, a empresa trabalhou muito no intuito de otimizar as dimensões do aparelho, que agora é mais curto, mas um pouco mais largo e um pouco mais grosso (apenas um milímetro), e mais leve que o seu antecessor.

Mas vamos falar nas suas especificações técnicas. No papel, o seu ecrã é mais ou menos igual ao do antecessor, um painel LTPO AMOLED de 6,73 polegadas com a resolução Quad HD+, taxa de refrescamento variável de 1 a 120 Hz e brilho máximo de 3000 nits.. Este ecrã, chamado de All Around Liquid e decididamente menos curvo nas bordas laterais (por isso o smartphone é um pouco mais largo que o seu antecessor), esconde um leitor óptico de impressão digital e uma única câmara frontal de 32MP, colocada dentro de um furo circular centralizado.

E já que falamos nas câmaras, o destaque do Xiaomi 14 Ultra é esse mesmo compartimento fotográfico, localizado na parte traseira dentro de uma grande vigia circular: do ponto de vista estético, a solução é muito próxima daquela que é proposta pelo Xiaomi 13 Ultra. Essa vigia agora está suavemente ligado ao smartphone, embora continue a projetar-se alguns milímetros. Falando em “números”, o setor fotográfico oferece quatro sensores de 50MP, todos equipados com lentes Leica e mantém inalterada a fórmula do antecessor, oferecendo a possibilidade de tirar fotos “opticamente” a 0,5x (com o sensor ultra grande angular, equivalente a 12 mm), 1x (com o sensor principal, equivalente a 23 mm), 3,2x (com o sensor telefoto, equivalente a 75 mm) e 5x (com a teleobjetiva periscópio, equivalente a 120 mm).

[quads id=RndAds]

O sensor principal, opticamente estabilizado (tal como as duas teleobjetivas), permanece com 1 polegada, mas agora é o Sony LYT-900 e oferece abertura variável contínua de f/1.63 a f/4.0, que promete deixar passar 136% mais de luz do que o sensor principal do Xiaomi 13 Ultra, graças à lente Leica Summilux. A câmara principal pode tirar fotos em Ultra RAW. Os outros três sensores são todos Sony IMX858s de 1/2,5 polegadas . Ambos os sensores de zoom possuem uma distância mínima de foco impressionante: segundo a Xiaomi estamos a falar de 10 cm (para a tele de 75 mm) e 30 cm (para a tele de 120 mm). No que diz respeito à gravação, o Xiaomi 14 Ultra é capaz de gravar vídeos de até 8K a 30 fps ou 4K a 60 fps ou 120 fps (mesmo que apenas na câmara principal).

Por dentro o Xiaomi 14 Ultra conta com o Snapdragon 8 Gen 3, que é acompanhado por até 16 GB de RAM LPDDR5X e até 1TB de armazenamento interno UFS 4.0. Para manter o ânimo do SoC sob controlo, a Xiaomi inseriu uma câmara de vapor dentro do smartphone que é três vezes maior do que a implementada no modelo de 2023.

Xiaomi 14 Ultra
[quads id=RndAds]

A plataforma mais recente da Qualcomm permite que o smartphone ofereça especificações de altíssimo nível em termos de conectividade: além do já habitual (especialmente em smartphones emblemáticos) suporte para redes 5G (em dois Nano-SIMs), encontramos Wi-Fi Fi 7 (802.11 be), Bluetooth 5.4, NFC, GPS de banda dupla, um blaster infravermelho e uma porta USB-C 3.2 para transferência de dados, saída de vídeo e, claro, carregamento. Uma versão Titanium Special Edition oferece comunicação bidirecional por satélite.

A bateria integrada é do tipo silício-carbono e oferece capacidade de 5300mAh, um pouco superior aos 5000mAh presentes no antecessor, e é protegida pelos chips G1 e P2 para evitar sobretensões. No que diz respeito ao carregamento, o Xiaomi 14 Ultra suporta carregamento rápido com fio de 90W, carregamento rápido sem fio de 80W e carregamento sem fio reverso de 10W.

O Xiaomi 14 Ultra chega ao mercado chinês com HyperOS integrado, a nova interface da Xiaomi baseada no Android 14. No entanto, não parece haver novidades em relação às já anunciadas anteriormente e que estão a ser distribuídas para os smartphones mais recentes da fabricante chinesa também em Portugal desde o final do ano passado.

Preço e disponibilidade Xiaomi 14 Ultra

Tal como já havia revelado, o Xiaomi 14 Ultra está disponível na China a partir de hoje (22 de fevereiro de 2024) em quatro cores: Preto, Branco (com parte traseira de vidro), Azul (com parte traseira em couro vegano) e Cinza Titânio (titânio grau 5) e em três configurações de memória diferentes, oferecido pelos seguintes preços de tabela:

  • 12+256 GB ao preço equivalente a cerca de 835 euros
  • 16+512 GB ao preço equivalente a cerca de 900 euros
  • 16+ 1TB ao preço equivalente a cerca de 1002 euros
  • Versão Titanium Special Edition (16 GB + 1 TB) ao preço equivalente a cerca de 1.131 euros

Não se iludam com os preços apresentados, já que no mercado nacional serão significativamente mais caros, e muito provavelmente teremos de adicionar mais cerca de 35% a esse valor. Alem disso, a versão em titanium deverá ser exclusiva para o mercado na China.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.