Xbox: Divisão de jogos da Microsoft numa encruzilhada

Xbox: Divisão de jogos da Microsoft numa encruzilhada

9 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

As últimas semanas não foram fáceis para a Xbox: queda de 30% nas receitas de hardware, bloqueio da aquisição da Activision Blizzard por parte da CMA e lançamento de Redfall que não agradou aos jogadores.

Diante dessas dificuldades, e após um ano de 2022 bastante tranquilo em termos de lançamentos, os fãs questionam-se quando é que a Microsoft entregará uma série de jogos AAA dignos da grande era da Xbox 360.

Em entrevista ao Kinda Funny Games, Phil Spencer, diretor da Xbox, lembra que a Microsoft não procura (agora) competir diretamente com a Sony ou com a Nintendo. A empresa está a apostar numa estratégia de jogos multiplataforma, englobando PC, nuvem e dispositivos móveis. Segundo ele, criar jogos excelentes não é suficiente para garantir o sucesso de uma consola. Os desafios enfrentados com Halo Infinite e Redfall, no entanto, preocupam os jogadores, especialmente após a aquisição da Bethesda por 7,5 biliões de dólares, que visava entregar jogos exclusivos no Game Pass.

Phil Spencer admite que o lançamento de Redfall não correspondeu às expectativas e os objetivos internos não foram alcançados. “Estou desiludido comigo próprio”, admite, “a resposta da crítica não foi a que queríamos”. Ele ainda parabeniza os programadores do estúdio Arkane, mas é verdade que o jogo não encontrou o entusiasmo esperado. Todos os olhos estão agora em Starfield, que está programado para ser lançado no próximo dia 11 de junho durante um Starfield Direct com grandes apostas. A questão em torno de um modo de 60fps para este jogo também deve ser esclarecida durante o verão.

Xbox muda de estratégia

As consolas continuarão no coração da marca global Xbox, mas é preciso oferecer uma “abordagem” diferente misturando xCloud, Game Pass e o desenvolvimento de jogos exclusivos. As vendas das Xbox Series S/X no primeiro trimestre foram muito dececionantes: a Microsoft atribui essa queda a problemas de abastecimento, mas a fabricante não esconde o fato de que a demanda também está mais fraca.

No entanto, Satya Nadella, o CEO da Microsoft, corrigiu o azar, anunciando recordes para o número de utilizadores e para o número de dispositivos ativos na Xbox. As assinaturas geraram quase 1 bilião de dólares em receita. Espera-se que o crescimento das vendas de jogos retorne no próximo trimestre, impulsionado em parte pelo Game Pass e jogos de terceiros.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.