X (ex-Twitter) já cobra a novos utilizadores por funções básicas

X (ex-Twitter) já cobra a novos utilizadores por funções básicas

18 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou o lançamento de um novo programa de testes que consiste em cobrar a novos utilizadores para que estes possam usufruir das funcionalidades básicas da plataforma. O objetivo, segundo a rede social, é lutar contra spam e bots.

O programa do X para lutar contra bots é chamado “Not a Bot” e custa o equivalente a 1 dólar por ano e atualmente está a ser testado na Nova Zelândia e nas Filipinas. A rede social configura isso para novos utilizadores, e por enquanto os atuais utilizadores estão salvaguardados. Eles também devem verificar a sua conta com um número de telefone.

Pagar permite publicar mensagens, responder a mensagens de outros utilizadores, fazer retuítes, citar mensagens ou até mesmo usar a função de marcador. Os utilizadores que não pagarem o valor solicitado poderão utilizar sua conta, mas com muitas limitações. Eles só podem ler mensagens (tweets), assistir a vídeos e acompanhar contas.

Isto é “para avaliar uma medida potencialmente poderosa para nos ajudar a combater bots e spammers no X, ao mesmo tempo que equilibra a acessibilidade da plataforma com o baixo valor da taxa”, acrescenta a rede.

Not A Bot é a nova estratégia do Twitter

Os testes do Not A Bot para o X são uma realidade agora na Nova Zelândia e nas Filipinas. A rede social ainda não especifica se isso será estendido a outros países. No entanto, Elon Musk já havia revelado por diversas vezes que é completamente contra de que o acesso às redes sociais seja feito de forma gratuita, como tal, é altamente provável que esta situação se expanda globalmente nas próximas semanas.

O que lhe parece esta solução encontrada pela X? Parece-lhe justa ou nem por isso? Deixe-nos saber a sua opinião, deixando o seu comentário abaixo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.