Instalou o Windows 11 e quer voltar ao Windows 10? Saiba como e sem perder nada

Instalou o Windows 11 e quer voltar ao Windows 10? Saiba como e sem perder nada

8 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Depois de meses em que muito se falou nele, no passado dia 5 e Outubro a Microsoft finalmente disponibilizou o seu novo sistema operativo, o Windows 11. E tal como aconteceu anteriormente, a actualização do Windows 10 para a nova versão é gratuita, e como tal isso empolgou milhões de utilizadores em todo o mundo.

Acontece que muitos utilizadores ficaram insatisfeitos com a nova versão, e agora estão presos a um sistema operativo que, como é normal, ainda conta com muitos bugs, e algumas falhas, inclusive e desempenho. A boa noticia? Pode voltar ao Windows 10, sem ter de formatar o PC, e sem perder qualquer informação.

Windows 11

Como fazer o downgrade do Windows 11 para o Windows 10

O processo de reversão é muito fácil e permite que mantenha todos os seus ficheiros, e dados que tem no seu sistema. Basta seguir os seguintes passos no Windows 11:

  • Iniciar > Definições > Sistema > Recuperação.
  • Clique em Voltar para uma versão anterior do Windows.
    Seleccione o motivo da desinstalação do Windows 11 entre as opções disponibilizadas
  • O próximo prompt vai solicitar que verifique se há actualizações; clique em Não, obrigado.
  • Após alguns prompts de "próximo", clique no botão Voltar ao Windows 10 (para fazer o downgrade)

E é só isto, no entanto, tem de ter em atenção que este processo só funciona durante dez dias após a instalação do novo sistema operativo. Após esse período, a possibilidade e voltar ao Windows 10 sem perder nada, desaparecerá. A partir daí terá de fazer uma instalação limpa, e isso significa que tem de fazer backup de toda a sua informação, e reinstalar tudo e novo.