Microsoft explica como instalar o Windows 11 num dispositivo não compatível

Microsoft explica como instalar o Windows 11 num dispositivo não compatível

6 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Depois de longos meses de espera, a Microsoft finalmente começou a disponibilizar o Windows 11, aquela que é a versão mais recente do seu sistema operativo, e que conta com algumas novidades, se comparado com o seu antecessor, o Windows 10.

No entanto, nem todos os utilizadores vão conseguir instalar o Windows 11 no seu dispositivo, já que um dos requisitos da Microsoft para o sistema operativo é que o seu dispositivo conta com um chip TPM 2.0, e que nem todos o têm. No entanto, existe forma de contornar a ausência desse chip, e até a própria Microsoft explica como se faz.

É que a Microsoft tem uma página que explica os diferentes métodos de instalação do Windows 11, incluindo aquele para pessoas que possuem um PC oficialmente sem suporte. E o método é o seguinte:

  • Abra o menu iniciar
  • Digite regedit.exe e valide para abrir o editor de registo
  • No nível da árvore, vá para HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ Setup \ MoSetup
  • Clique com o botão direito em MoSetup e seleccione Novo > Valor DWORD de 32 bits
  • Dê a ele o nome AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU
  • Dê um duplo clique no valor que acabou de ser criado, coloque 1 e valide clicando em OK
  • Reinicie o seu PC

Seguindo estes passos (que devem ser feito apenas uma vez), o seu PC sem suporte autorizará a instalação do Windows 11 porque não levará em consideração o modelo do processador ou do chip TPM 2.0.

Instalar o Window 11

Mas devemos, ou não, instalar o Windows 11?

A Microsoft diz que não recomenda esta operação, embora explique como contornar o sistema. Mas, por enquanto, tudo está a funcionar normalmente. Então, se quiser o Windows 11 a todo custo e se tiver alguns conhecimentos de informática, pode seguir em frente.

Contudo, como sempre tenho dito, as primeiras builds de um novo sistema operativo nunca são estáveis, e se o seu dispositivo está com uma versão estável do Windows 10, e sem qualquer problema, deixe-se estar quieta, e deixe o Windows 11 amadurecer.

Instalar o Windows 11 pode realmente virar uma dor e cabeça, já que se trata de um sistema que ainda precisa de limar muitas arestas.