Windows 10: Microsoft resolve finalmente  a falha que exclui todo o seu disco rígido

Windows 10: Microsoft resolve finalmente a falha que exclui todo o seu disco rígido

19 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

No passado mês de Janeiro foi descoberta uma falha capaz de excluir toda a informação de um disco rígido, com o Windows 10, através de um simples comando enviado através da linha de comando. Essa vulnerabilidade é particularmente preocupante porque é extremamente fácil de explorar. Após a vítima descarregar um pequeno programa, basta executar uma única linha de comando no prompt para que um disco NTFS, potencialmente um disco rígido, apareça corrompido.

O computador é reiniciado e o disco deixa de ficar acessível. Desde o início do ano, os hackers distribuíram malware na forma de falsas ferramentas nas mais variadas redes sociais, incluindo o Discord. Uma vez executados, esses programas activam o bug e, além disso, obrigam o PC a bloquear para que o ataque passe despercebido.

Na ocasião, a Microsoft esclareceu que o bug não apaga os dados da drive NTFS, mas apenas o marca como corrompido, e que uma reinicialização acompanhada pelo comando chkdsk era suficiente para corrigir o problema.

Windows 10 1803 forçar Vulnerabilidade

Vulnerabilidade do Windows 10 finalmente corrigida pela Microsoft

Mesmo assim, a falha ainda estava presente e, portanto, perigosa. Em Fevereiro, a empresa começou a testar soluções nas compilações Insider do Windows. Finalmente, o Patch Tuesday de Abril de 2021 inclui um patch para essa vulnerabilidade. A falha é classificada como um ataque DDoS e é conhecida pelo nome de CVE-2021-28312 ou “Vulnerabilidade de negação de serviço do Windows NTFS”. Assim que o patch é instalado, o prompt de comando indica que o caminho para a pasta é inválido quando a tentativa de ataque é iniciada. Como o Patch Tuesday corrigiu a falha crítica, recomendamos fortemente que instale a actualização para se beneficiar da protecção ideal para o seu PC.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.