Windows 10 vai permitir que se executem aplicações em headsets de realidade virtual

Windows 10 vai permitir que se executem aplicações em headsets de realidade virtual

3 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Microsoft continua a melhorar a Actualização de abril de 2019 para o Windows 10, também conhecida como 19H1. Na última compilação de desenvolvimento, os utilizadores agora podem iniciar aplicações de Desktop (Win32) num ambiente virtual em headsets de realidade mista.

Esse recurso faz parte da versão 18329 do Insider preview, que a Microsoft anunciou a 1 de fevereiro de 2019. Se tiver um headset do Windows Mixed Reality, poderá iniciar as aplicações clássicas de Desktop do Windows no ambiente de realidade mista. Elas flutuam na visualização 3D como painéis de janela, assim como as aplicações da Plataforma Universal do Windows (UWP) já fazem hoje.

aplicações em headsets

Veja como a Microsoft diz que funciona:

Para usar esse recurso, abra o Painel de Pins [em Realidade Mista] e vá para todas as aplicações, onde encontrará uma pasta chamada “Aplicações Clássicas (Beta)”. Nesta pasta, poderá seleccionar e iniciar qualquer aplicação do Desktop (Win32)

Enquanto tudo isto parece ser interessante, certamente não é super prático. Os headsets de realidade virtual de hoje têm painéis de baixa resolução, e pode ver os pixeis quando os seus olhos estão de perto. Mas um futuro super headset de alta resolução poderia fornecer um ótimo espaço de trabalho. O Windows Mixed Reality está agora pronto para esse futuro.

Essa versão mais recente também inclui os “principais aplicações” na nova interface de pesquisa. Quando abre a visualização de pesquisa, o Windows sugere as aplicações que mais usou, diretamente na parte superior da visualização de pesquisa.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.